terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Preparem os lenços

Sabe aquele humor meio macabro, mas que ainda assim consegue deixar o coração da gente quentinho? Só há um jeito de saber: assistir a Disque Amiga para Matar, série de 3 temporadas com episódios de 30 minutos da Netflix.


A série de 2019 sofreu um hiato imposto pela Covid-19 e só veio a ter sua temporada final já no apagar das luzes de 2022. E é para esta temporada, especialmente seus 3 últimos episódios, que é preciso preparar lenços para o rio de lágrimas que ela provoca. Pelo menos foi assim comigo.

A estória traz o vínculo fortíssimo e até improvável de amizade que se forma entre uma mulher cujo marido morreu atropelado e uma outra que frequenta as mesmas reuniões de um grupo de apoio ao luto. As duas têm personalidades completamente distintas e nada mais posso contar porque há muitas reviravoltas e segredos mantidos ou revelados a cada episódio assistido. 

As duas atrizes que protagonizam a série são magníficas: Linda Cardellini, eterna E.R. para mim, e Christina Applegate, um talento de conhecidas comédias americanas.

O hiato para a 3.ª temporada trouxe uma dificuldade ainda maior para sua filmagem após Christina Applegate ter sido diagnosticada ainda no 1.° semestre de 2021 como portadora de esclerose múltipla, o que deixa a última temporada da série com um toque ainda mais pessoal de despedida, já que ela declarou que este talvez tenha sido seu último trabalho.

O final é lindo, digno, faz chorar e não esquece de meter um sorriso no meio de tudo isso. Também não se furta a deixar uma brecha para mais confusão à frente, ainda que saibamos desde muito tempo que esta foi a temporada final. Enfim, um primor, especialmente por não abrir mão de mostrar que o companheirismo entre amigas é real e duradouro. 

"Acho que foi o segredo que nos levou às conquistas de 2022"

Ontem o zagueiro Jean Pierre concedeu entrevista no CT do América.

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

Depois da contusão
Depois do último jogo, agora eu estou me sentindo mais confiante. Eu confesso que estava um pouco receoso de como seria. Durante a partida a gente faz muito movimento involuntário, a gente não controla tanto os movimentos. Eu estava com um pouco de receio, mas depois de dar alguns passes, correr, dividir algumas bolas, me senti mais à vontade, mais confiante. Fisicamente também me senti bem, apesar do pouco tempo de treinamento na transição, um trabalho que foi feito tanto pelo departamento médico, pela fisioterapia como pelo pessoal da preparação física. Foi um trabalho muito bem organizado. O pessoal é muito consciente aqui no América. Foi tudo bem programado. Então quando eu cheguei para a partida de domingo, eu já estava preparado para jogar os 90 minutos. Então não tive tanta dificuldade. Consegui durante toda a partida me manter bem e, graças a Deus, terminei a partida sem dores, sem nenhum problema físico. 

Nível da equipe e do torneio local
Esse é um questionamento meu também. Eu estava conversando com outros colegas e me questionando: "Será que o nosso nível aumentou e o nível dos adversários de repente é menor do que na temporada passada?". Eu posso dizer que, de fato, o América aumentou o nível. Se nós compararmos o elenco da temporada 2022 e este elenco, a qualidade técnica do grupo é maior. O número de jogadores com nível de qualidade técnica está bem melhor, mais elevado do que na temporada passada. Agora eu tenho dúvida se o nível dos adversários de repente caiu um pouco. Mas eu acredito que todo jogo somos nós que fazemos o jogo ficar fácil, não é o adversário que dá de mão beijada a vitória para nós. O nosso trabalho, tudo que a gente programou durante a semana, a estratégia do treinador, a qualidade dos atletas dentro de campo que fazem com que a partida fique fácil e por isso que a gente tem visto placares elásticos, goleadas o tempo todo. Mas é porque de fato o nosso poder ofensivo, por exemplo, aumentou muito e a gente tem conseguido marcar muitos gols. 

Expectativa
Vai da equipe, dos jogadores, da equipe no geral saber administrar tudo isso. A gente tem consciência de que as conquistas da temporada 22 já ficaram para trás. A gente tem que construir um novo trabalho a partir de agora. É tanto que no decorrer das partidas a gente está tendo que ajustar algumas coisas ainda. Há coisas a serem melhoradas, novos atletas que chegaram e que têm que se adaptar à forma de jogo de Leandro Sena. Então tudo isso é um recomeço e a gente tem consciência disso, tem consciência de que nesta temporada agora de 2023 a gente tem novos desafios. Vamos disputar uma Série C de nível altíssimo, então a nossa preparação tem que ser ainda melhor. E eu tenho certeza de que se a gente continuar trabalhando da forma que a gente vem trabalhando, que eu acho que foi o segredo que nos levou às conquistas de 2022, acredito que no fim da temporada a gente vai estar também com bons resultados.

Lidando com as lesões no elenco
De fato, a gente tem tido muitos problemas neste início de temporada, algumas lesões, inclusive eu fui um dos jogadores que sofreu com isso. A gente está tentando se cuidar ao máximo, mas muitas vezes é inevitável, igual você citou o caso de Norberto. Não foi nenhum problema muscular, nem nada; foi um problema causado por uma torção que não tem como evitar, muitas vezes não tem nem como se prevenir disso. acontece. Como eu falei no início, durante a partida a gente faz movimentos involuntários, acaba gerando lesões. Mas o trabalho que vem sendo feito pela preparação física, acho que nos dá condição suficiente para chegarmos preparados para as partidas. Mas a gente fica à mercê muitas vezes, sujeitos a termos lesões, infelizmente. 

"Ganhar é sempre importante"

Logo após América 2x0 Alecrim, o técnico Leandro Sena concedeu entrevista coletiva analisando o desempenho de seus comandados.

Jogo difícil
Eu acho que foi um jogo muito difícil com a equipe do Alecrim, uma boa equipe, por sinal. Romildo chegou, deu uma ajustada no sistema defensivo, compactou mais as linhas. Vai dar um pouco de trabalho a equipe do Alecrim. Cabia a nós fazer um jogo de imposição, um jogo como mandante, propondo o jogo. Infelizmente no 1.º tempo as coisas não encaixaram como eu gostaria. A partir do intervalo, com as mudanças, o nosso jogo começou a fluir mais, já que a gente teve jogo por dentro e também pelas beiradas com o apoio de Luiz Paulo segurando Allef um pouco mais pela direita. E aí tivemos a criatividade de Lucas Dias, Téssio, Elvinho junto com Wallace e Ítalo, e aí as coisas apareceram naturalmente.

Lado esquerdo no 1.º e no 2.º tempo
Na verdade, quando você joga contra uma equipe que está bem organizada defensivamente, que compacta bem as linhas, você tem que sempre rodar a bola com muita velocidade para achar um lado livre. E no '.º tempo a gente teve essa dificuldade, não sei se pelo vento. A gente queria acelerar o jogo e às vezes o domínio, a coisa não estava encaixando. No 2.º tempo, com o jogo de aproximação, a gente conseguiu triangular mais, conseguimos realmente fazer o jogo apoiado e um jogo também de ataque às linhas adversárias, e aí conseguimos fazer o resultado que nos interessa. Ganhar é sempre importante, vai nos dando confiança, vai fazendo com que todos do elenco comecem a ter mais minutos e é importante para a reta final da competição.

Arbitragem
Eu não gosto muito de falar de arbitragem. Eu acho que a gente tem que estar com a cabeça tranquila para jogar futebol. A arbitragem muitas vezes vai errar, a gente entende e a gente tem que estar ciente disso. Claro que quando você recebe muitas faltas e essas faltas não são apitadas, vai causando irritação nos jogadores. Eu procurei passar tranquilidade principalmente para Wallace, que já tinha um cartão, para ele se tranquilizar para a gente não perder nenhum jogador por expulsão.

Entrada de novos jogadores
A partir do momento em que eles vão entendendo mais a nossa forma de jogo, o nosso modelo de jogo, eles vão se soltando mais. É natural que, como a gente já tinha uma equipe formada, esses novos jogadores vão entrando no ritmo. Então, Lucas tem muita qualidade, é um jogador que vai nos dá muitas alegrias. Hoje a gente iniciou com Ítalo , que é um grande artilheiro também. A gente tem que estar dando minutos a esses jogadores no momento certo, sem desmerecer aqueles jogadores que já estavam, que têm uma base excelente, caso de Araújo, Téssio, Rômulo, o próprio Everton. Então a nossa equipe é uma equipe coesa, é uma equipe forte, é uma equipe em que quem eu colocar para jogar vai dar o máximo para tentar o resultado positivo sempre.

Lucas Dias
É um jogador diferente, aquilo que a gente tem observado nos treinamentos e nos jogos. Talvez um pouco pela inatividade dele, mas a gente vai observando isso nos treinamentos, vai dando mais minutos. Você que hoje no intervalo ele já iniciou o 2.º tempo, teve 45 minutos para demonstrar seu futebol, seu potencial. E é isso. A gente ir botando na cabeça dos jogadores que o América é um grupo que precisa de todos para esta caminhada importante do estadual. 

Equipe titular só foi repetida uma vez
Eu acredito que aquele jogador que foi contratado para o América vem com essa intenção de jogar, ele vem para uma equipe grande do futebol potiguar, então não nos passa uma desconfiança com relação a quem inicia, a quem vai entrar na partida. Eles vão se adaptando. Você muitas vezes em outras equipes maiores também esse rodízio, então no futebol atual é importante pela intensidade do jogo, pelo adversário que a gente vai enfrentar, às vezes a característica é diferente. Então a gente tem vários jogadores de características diferentes também que podem se encaixar realmente de acordo com os adversários. 

Lesões
A verdade é que é inerente ao alto rendimento. As lesões vão acontecer. Nesta temporada a gente iniciou mais cedo com jogos pesados. Digamos que a gente teve jogo contra o Moto, que era importante, decisivo, jogo contra o CSA, que também era na mesma batida, e logo depois o clássico rei. Então isso tudo influencia. A gente teve que trabalhar forte durante um mês e a partir de agora, fevereiro, eu acredito que vai estabilizando mais essa questão das lesões. A gente vai controlando também o nosso elenco, vai observando o histórico de cada atleta que pode ter alguma intercorrência, mas a tendência é que a partir de agora eles vão entrando no ritmo e assim se lesionem menos.

Ausência de Norberto
A gente tem conversado com a diretoria de futebol. É claro que Norberto é um jogador super importante, vinha se adaptando muito bem à nova função. Então a diretoria já está ciente de que possivelmente vamos precisar de um jogador à sua altura para o restante das competições que virão em 2023. É claro que o América não vai trazer por trazer, mas um jogador sim que possa corroborar com todas as competições.

Manchetes do dia (31/1)

A manchete do bem: 
  • Zerar desmatamento na Amazônia e no cerrado pode gerar ganho de R$ 1,2 tri
As outras: 
  • Morre Adriana Dias, referência na pesquisa sobre células neonazistas no Brasil
  • Vacinados com três doses têm mais proteção contra a variante ômicron, indica estudo
  • Enfermeiros voltam a ameaçar greve e dão ultimato sobre piso 
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/31)

The headline for good: 
  • Ford follows Tesla in cutting electric vehicle prices
The others: 
  • The pandemic used-car boom is coming to an abrupt end
  • I.M.F. upgrades global outlook as inflation eases
  • U.S. plans to end public health emergency for Covid in May
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (30/1)

A manchete do bem: 
  • Alemanha planeja doar R$ 1 bilhão para primeiros cem dias de governo Lula, diz ministra alemã da cooperação
As outras: 
  • Cidade Nova York bate recorde de tempo sem neve expressiva no inverno
  • A camisa da seleção é irrecuperável
  • Famílias pobres são enganados e pagam para receber cisternas sob Bolsonaro
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/30)

The headline for good: 
  • Start-up raised $200 million to speed up drug trials
The others: 
  • Nazi soldiers buried a treasure. Nearly 80 years later, the search goes on.
  • Jewish heirs sue Guggenheim over ownership of a prized Picasso
  • Snow no-show in N.Y.C. feels nice - but also a little unsettling 
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 29 de janeiro de 2023

Tudo como d'antes

... no quartel de Abrantes. América venceu, ABC venceu e nada mudou no super movimentado torneio local.

Apenas a vantagem dos líderes para os 2.ºs colocados aumentou. Agora o América tem 8 pontos à frente do Potiguar e o ABC, 6  à frente do Potyguar.

E segue a preparação.

Podcast: Máquina do tempo

A necessidade que sentimos de voltar no tempo.




Ouça "Máquina do tempo - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Volta

Começa a última perna da 1.ª fase do torneio local.









Ouça "Volta - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (29/1)

A manchete do bem: 
  • Organização de SP firma parceria com a ONU para acolher estrangeiros LGBTQIA+
As outras: 
  • Tragédia yanomami mostra que clube da humanidade não é para todos, diz Ailton Krenak
  • Criado para divulgar dados sobre Covid, consórcio de veículos de imprensa chega ao fim
  • Pasta dental com CBD é lançada em congresso odontológico
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/29)

The headline for good: 
  • Jury awards $1 million to woman who was told, 'I don't serve Black people'
The others: 
  • The hottest song at the club? 'The White Lotus' dance remix
  • New blood donation rules loosen restrictions on gay and bisexual men
  • See workers as workers, not as a college credential 
Good morning.

Source: The New York Times 

sábado, 28 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (28/1)

A manchete do bem: 
  • Casa Branca e Comissão Europeia vão lançar 1.° acordo sobre inteligência artificial
As outras: 
  • CVM abre inquérito para apurar informação privilegiada na Americanas
  • Prefeitura de SP notifica Uber e 99 após anúncio de serviço de mototáxi
  • Fome transforma aldeias yanomamis e leva a aumento de resgates aéreos de crianças e idosos
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/28)

The headline for good: 
  • Making farms organic is paying off
The others: 
  • As the Colorado river shrinks, Washington prepares to spread the pain
  • Women in South Korea are on strike against being 'baby-making machine'
  • Copa América will return to U.S. in 2024
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (27/1)

A manchete do bem: 
  • Amazônia tem queda do desmatamento em janeiro, segundo dados parciais do Inpe
As outras: 
  • Estudo associa sintomas duradouros da Covid-19 à inatividade física
  • Rombo das Americanas ainda é incalculável e trabalhador vai pagar a conta
  • Garimpo impede pesca, e yanomamis recebem latas de sardinha em fardos jogados de avião
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/27)

The headline for good: 
  • U.S. economy showed momentum at year's end, defying recession fears
The others: 
  • An Australian Open final with tennis and debate on the Ukraine war
  • Disney's Splash Mountain closed. Now superfans are sellling the water.
  • Data from cities show violent crime rates fell slightly last year
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Lesão grave

O lateral Norberto, que deixou a partida de ontem com o joelho direito lesionado, hoje descobriu que a lesão foi bastante grave. 

Houve rompimento do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho direito, cujo tratamento requer cirurgia e afastamento dos gramados por até 8 meses.

É praticamente fim de temporada para a maior contratação do futebol do RN para o ano de 2023.

Que se recupere prontamente! 




(Fotos: Canindé Pereira/América FC)

Acervo América

Quem ainda não conferiu não sabe o tesouro que está perdendo. O canal Acervo América, no YouTube, organizado pelo torcedor Renan Mateus tem jogos históricos do Mecão, como América 1x1 Corinthians, pela Série A de 1997, num Machadão lotado para torcer pelo Orgulho do RN (é deste ano que vem a alcunha) e se reencontrar com o ídolo Souza, hoje presidente do clube. Nesse jogo, o camisa 10 do time paulista teve que cobrar pênalti e... melhorar conferir no vídeo abaixo.

Renan disse que está com um lote de mais de 60 fitas VHS e DVDs do América de 1996 a 2003 para digitalizar. Um trabalho de amor e fundamental para a memória histórica do clube que deve ser aplaudido de pé por toda a torcida americana.

Exames

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

Segundo Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, o lateral Norberto, que saiu ontem da partida contra o Alecrim sentindo dor no joelho direito, passará por exames de imagem na manhã de hoje e será avaliado por Marcelo Rêgo, médico do clube.

"Tem que ter o nosso alerta ligado sempre"

O técnico Leandro Sena deu entrevista ontem logo após Alecrim 1x3 América.

Mudanças no time titular
A única mudança que a gente fez foi no meio de campo, a gente trocou o meio de campo. Com a volta de Allef, a gente resolveu fazer a volta dele juntamente com Juninho. Juninho estava demonstrando no treinamento que merecia uma chance e assim a gente fez. Então os jogadores do América têm que estar preparados a todo instante para jogar. Então a gente realmente deu oportunidade a eles e, graças a Deus, conseguimos reverter um placar adverso e uma grande vitória aqui em Ceará-Mirim. 

Jogadores lesionados
[Quanto a] a questão de Jean Pierre e Iago, eu acredito que nas próximas semanas [eles] devem estar retornando à transição e, com certeza, vão nos ajudar nos próximos jogos nas próximas semanas. [Quanto a] a questão de Norberto, é muito cedo ainda para a gente fazer uma avaliação. Foi uma torção, uma entorse no joelho acredito eu. E a questão de Everton Sena foi mais precaução. Assim que ele sentiu um pouquinho o adutor, ele pediu a substituição para não se agravar.

Reservas como titulares
Aquilo que eles vão me demonstrando durante a partida a gente tem a pretensão de utilizar se for do nosso agrado e de acordo com o adversário que a gente for enfrentar. A gente tem observado que essa rapaziada que vem saindo do banco vem decidindo os jogos. Então, provavelmente a gente pode sim utilizá-los.

Virada no 1.º tempo
É o jogo típico do estadual. Às vezes uma desatenção, uma bola despretensiosa, acabou o Alecrim fazendo um gol. Uma equipe bem postada, uma equipe jovem com muita correria e coube a nós botar a bola no chão, fazer o nosso jogo. Assim que a gente conseguiu jogar pelas laterais, a gente conseguiu se apoiar bem e fazer os gols, o que nos deu a tranquilidade para manter o resultado e inclusive ampliá-lo no 2.º tempo.

Araújo no lugar de Norberto
O Alecrim estava com um jogador, o volante, circulando a bola por dentro, então a gente tinha que tirar essa bola dele e Araújo faz a pressão muito bem feita por dentro. Então essa foi a opção primeira e no decorrer da partida a gente pode mexer de acordo com a intensidade dos jogadores.

Correria do Alecrim
A gente tinha estudado um pouco a equipe do Alecrim. A gente sabia que realmente eles são jovens, iriam fazer uma correria, iriam jogar por uma bola. Conseguiram surpreender a gente. A nossa equipe experiente conseguiu botar a bola no chão e reverter um placar adverso.

Evolução da equipe
A gente está evoluindo a cada semana. Claro que alguns jogadores ainda necessitam de um pouco mais de ritmo, isso é no decorrer das partidas. Jogos no final de semana e no meio da semana dificultam um pouco o treinamento, mas eu acredito que se utilizando dos jogos para adquirir o ritmo é o essencial.

Mesmo adversário
A gente vai acreditar numa dificuldade grande também. É uma equipe jovem que vai se recuperar mais rápido. Então a gente tem que ter o nosso alerta ligado sempre. Jogo de estadual não dá para você vacilar, senão você pode ser pego de surpresa. 

Wallace e Ítalo
São 2 grandíssimos jogadores, 2 grandíssimos artilheiros, sorte da gente poder contar com eles. Então, a partir do momento que a gente achar conveniente, a gente vai sim utilizá-los.

Firme

Mais uma vez eu não vi o jogo de meio de semana do América no torneio local, mas não posso deixar de falar sobre o início de temporada absolutamente consistente da equipe de Leandro Sena.

Já são 6 jogos disputados (inclusive dois decisivos pela pré-Copa do Nordeste), com nenhuma derrota sofrida: 4 vitórias e 2 empates. 

O ataque também vai de vento em popa. São 17 gols marcados, o que dá média de quase 3 gols por jogo.

Na defesa, o trabalho é quase impecável com apenas 2 gols sofridos nas 6 partidas. Ou seja, o América leva apenas 1 gol a cada 3 jogos.

O jogo de ontem, disputado em campo com peculiaridades como o vento diagonal, mostrou a boa fase de Wallace Pernambucano como artilheiro e a velha face de garçom dele. Mais: num dos gols, a jogada envolveu, além dele, Everton e Frank, o que dá esperança de uma temporada menos sofrida pela evolução dos que antes eram tão criticados.

Início firme, como se espera de quem mantem uma base e um treinador que já está por aqui (como efetivo) há praticamente um ano. 

Gols de Alecrim 1X3 América

Estrutura certificada

Ontem, segundo informação de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, o Corpo de Bombeiros emitiu o Certificado de Liberação de Estruturas Provisórias da parte destinada à imprensa (imagens abaixo) no estádio do clube, o que garante a realização do clássico América x Alecrim por lá no domingo, às 15h, pelo torneio local. 



(Fotos: Canindé Pereira/América FC)

O novo cartão no futebol

A tradição dos cartões amarelo e vermelho como únicos no futebol recebeu um abalo positivo na Europa.

Na verdade, o abalo vem de longe. Em 2018, o governo de Portugal, dentro do Plano Nacional de Ética no Desporto, criou o cartão branco para apontar um atitude de fair play durante um evento esportivo, e este foi prontamente adotado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Até então, o cartão nunca havia sido utilizado. Mas no sábado, 21/1, ainda no 1.° tempo de Benfica 5x0 Sporting pelas quartas de final da Copa de Portugal feminina, enfim ele apareceu.

Um torcedor teve um mal súbito no Estádio da Luz e as equipes médicas dos dois times correram para atendê-lo no local. O atendimento foi bem sucedido, felizmente.

Quando as duas equipes médicas retornaram sob aplausos das 15 mil pessoas que acompanhavam a partida, a árbitra Catarina Campos, de 37 anos, fez história no mundo ao mostrar o cartão branco para ambos os médicos, o que gerou mais aplausos. 

Sem dúvida, uma boa iniciativa para gerar mais positividade num ambiente que anda tão selvagem como o futebol.

Manchetes do dia (26/1)

A manchete do bem: 
  • Vacinas atualizadas preveniram variantes mais recentes da Covid, diz CDC dos EUA
As outras:
  • 'Tár', com 6 indicações ao Oscar, incluindo Cate Blanchett, é principal estreia da semana
  • Relatório aponta militares comprados pelo garimpo na TI Yanomami na gestão Bolsonaro
  • Espanha prende aposentado de 74 anos por enviar série de cartas-bomba
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/26)

The headline for good: 
  • New lawsuit challenges state bans on abortion pills
The others: 
  • In U.K. cost-of-living crisis, some workers struggle to feed children
  • Climate change may usher in a new era of trade wars
  • As India tries to block a Modi documentary, students fight to see it
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Estreia

Segundo informação de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, o zagueiro Alan (recém contratado) e o atacante Tiringa (base) podem estrear hoje, já que estarão à disposição do técnico Leandro Sena para enfrentar o Alecrim. 

Além deles, Allef volta de suspensão automática e é, sem sombra de dúvida, o maior reforço para o jogo em Ceará-Mirim. 

"A gente vem em evolução"

Frank, atacante que foi o nome do jogo na rodada anterior do torneio do local, falou sobre sua evolução e a evolução da equipe em relação a 2022.

Bom início de temporada
Como Sena mesmo disse, a gente vem em evolução, apesar de nós termos no estadual conseguido bons resultados, mas eu concordo com ele que nós ainda estamos em evolução, tanto em termo físico, como técnico, tático , e a gente tem tudo para conseguir nossos objetivos dentro do estadual e na temporada. E pouco a pouco a gente vai conseguindo essa evolução.

Função em campo
Eu sempre estou para ajudar. Claro que eu jogo pelo lado do campo, mas também já atuei como meia central, até como centroavante - em 2021 tive algumas atuações pelo Santa Cruz como centroavante - e onde o treinador precisar da minha ajuda, com certeza eu vou estar à disposição para poder ajudar, tanto do lado do campo, como pelo centro, até como centroavante. Independente da posição, eu quero ajudar.

Melhores números
Todo atleta gosta de estar jogando, de ter mais tempo dentro de campo, claro que sempre respeitando a opção do treinador ou os atletas que já estavam, já tinham o lugar deles. O que eu procuro sempre fazer é trabalhar, dar o meu melhor porque eu sei que nada supera o trabalho. Então, trabalhando pouco a pouco você começa a colher os frutos. Graças a Deus, tenho tido um bom começo de temporada e espero manter isso para o restante da temporada.

Evolução pós-clássico
A gente sabe que, em relação a clássico, é um jogo diferente, é atípico, é totalmente diferente, mais disputado, mas o que nós podemos fazer é jogar, é continuar no nosso perfil de jogo, ter a posse de bola, propor o jogo, porque a gente sabe o nosso potencial, que a gente pode quiçá conseguir a vitória dentro de casa.

"100% focado, 100% preparado"

O lateral esquerdo Luiz Paulo conversou com o assessor de imprensa Canindé Pereira sobre o início de temporada do América.

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

Semana cheia
É importante para descansar, pessoal do DM poder voltar com força máxima e também para acertar, corrigir os erros da última partida, corrigir o que foi errado, o que não foi legal, para que na próxima partida a gente esteja 100% focado, 100% preparado para fazer um bom jogo. 

Início de temporada
O nosso time começou bem. Estamos fazendo bons jogos, sem nenhuma derrota e eu acho que a gente vem fazendo um bom trabalho. Claro, é importante sempre evoluir, evoluir a cada jogo, evoluir a cada semana, evoluir a cada dia, e é isso que o professor Leandro vem passando para a gente. A gente fazendo uma boa sequência de treino, uma boa sequência de trabalho para que no próximo jogo estejamos sempre melhores.

"Eu vou aprendendo com eles"

O zagueiro Alan, recém contratado, concedeu entrevista na sexta-feira ao assessor de imprensa do América Canindé Pereira.

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

Características
Sou um atleta jovem, tenho passagem pela base do CRB, onde pude trabalhar com Sena, passei pelo Corinthians e comecei a jogar profissionalmente no Oeste, onde disputei a A2, a Série D e a Copa Paulista. Sou um atleta polivalente, consigo fazer mais de uma função em campo, lateral ou zagueiro. A torcida pode esperar de mim muita garra, determinação e que eu vim aqui para buscar os objetivos do grupo na temporada.

Cobrança no América
Quando eu recebi o convite para vir, eu sabia do ano que o time tem, do calendário, que é um calendário cheio, de Copa do Brasil, em que vai buscar ir o mais longe possível, e ser campeão estadual e tentar buscar o acesso na Série C, que eu acho que são os principais objetivos do grupo, do time, do elenco, de toda a comissão e a diretoria, que vm fazendo um belo trabalho nesta reconstrução do clube.

Zagueiro mais novo do elenco
No pouco tempo de treino, já conheci alguns de outros times, Sena, Edson já vi jogar bastantes vezes, um cara experiente, tem os outros dois, mas acho que a briga é sadia, é bom para o treinador quando tem mais opções, então acho que a briga é sadia e eu vou aprendendo com eles, e a gente vai montar o melhor time para poder jogar a cada jogo. 

Pronto para estrear
Já vinha em preparação desde novembro, a pré-temporada, então eu estou bem fisicamente, mentalmente e aguardando só cair no BID para poder estar apto a jogo.  

"A equipe está preparada"

O técnico Leandro Sena falou sobre a preparação para mais um jogo no torneio local.

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

A equipe está preparada, trabalhamos bem nesta semana, uma semana intensa de trabalho, uma semana cheia, em que a gente pode realmente trabalhar todas as questões envolvendo este jogo, um jogo histórico, um que jogo que, como você bem falou, desde 2017 que não acontecia, então a gente vai encarar com muita responsabilidade e visando se manter no primeiro posto da tabela de classificação.

Desfalques
Na verdade, aqueles jogadores que estão entregues ao departamento médico a gente não conta no momento. Vamos esperar a pronta recuperação deles, mas temos uma equipe qualificada, Aqueles 11 que forem escalados para jogar tentarão dar o máximo para que a gente consiga o resultado positivo.

Sequência para classificação
É isso que a gente vai buscar com todo o respeito. A gente vai tentar impor o nosso ritmo de jogo até para que a gente o quanto antes esteja fazendo as movimentações ofensivas, que são de suma importância para a 2.ª fase. Então a gente vai tentar ao máximo buscar a vitória.

Barrettão x Arena América
Acredito que a gente vem atuando com qualidade em todos os campos, digamos assim, tanto fora de casa como em casa. A nossa equipe é uma equipe madura, uma equipe experiente, uma equipe que vai saber jogar, se adaptar o quanto antes ao estádio Barrettão. Muitos deles já jogaram lá, então a gente espera que quanto mais rápido a gente se adapte lá, a gente faça o resultado.

Novas peneiras do Mecão

O América segue firme em busca de novos talentos para suas categorias de base. De 26 de janeiro a 5 de fevereiro serão realizadas peneiras no Rio Grande do Norte (Lajes Pintadas, Riacho da Cruz e Olho d'Água do Borges - é "do" Borges e não "dos" Borges) e na Paraíba (Malta, Santa Helena), conforme calendário divulgado pelo clube na imagem abaixo.





Manchetes do dia (25/1)

A manchete do bem: 
  • Diretor americano diz que participação em festival brasileiro foi pontapé para indicação ao Oscar
As outras: 
  • Russos fazem 'luta das flores' como forma de protestar contra Guerra da Ucrânia
  • Home office é adotado por 33% das empresas no Brasil, mostram sondagens da FGV
  • Prefeitura de SP irá pagar R$ 600 para quem abrigar moradores de rua
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/25)

The headline for good: 
  • Soup's on
The others: 
  • Those weight loss drugs may do a number on your face
  • Long Covid is keeping significant numbers of people out of work, study finds
  • A dilemma for governments: how to pay for million-dollar therapies
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (24/1)

A manchete do bem: 
  • Unicamp desenvolve software que descobre se alimento realmente é orgânico 
As outras: 
  • Tatuagem descrita por mulher fez Daniel Alves admitir que houve sexo
  • Brooke Shields, de 'Lagoa Azul', sexualizada nas telas desde os 11, revela estupro
  • Situação dos yanomami mostra indícios fortíssimos do crime de genocídio, diz Dino
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/24)

The headline for good: 
  • F.D.A. outlines a plan for annual Covid boosters
The others: 
  • In Moscow, a quiet antiwar protest with flowers and plush toys
  • Inflation is cooling, leaving America asking: What comes next?
  • $20 million worth of looted art returns to Italy from the U.S.
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (23/1)

A manchete do bem: 
  • Amazônia é chave para fortalecer democracia no Brasil
As outras: 
  • Brasil lança força-tarefa para analisar pedidos de refúgio de afrodescendentes 
  • 'A pior situação humanitária que já vi': os relatos de médico que foi atender os yanomami
  • Canabidiol não é doping: o uso da substância no esporte
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/23)

The headline for good: 
  • Women's March holds nationwide rallies on 50th anniversary of Roe
The others: 
  • The era of happy tech workers is over
  • Instagram and Facebook should update nude photo rules, Meta board says
  • As deepfakes flourish, countries struggle with response
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 22 de janeiro de 2023

Empatia

Você pode ver Sense8, da Netflix, como série de ação, suspense, romance, sexo... o que quiser. Mas ela é mesmo sobre empatia.


A estória de 8 pessoas absolutamente conectadas em pensamentos e sentimentos traz de tudo um pouco, mas emociona mesmo pela enorme exposição do que anda em falta em muitas pessoas dentre nós: de novo, a empatia.

Para completar, ela ainda traz cenários de vários cantos do mundo (até São Paulo aparece na 2.ª e última temporada) em seus longos episódios - quase 1 hora cada - para o padrão atual. Isto talvez tenha sido a causa do seu cancelamento mesmo com boa audiência, já que, na época, a Netflix ainda não era uma verdadeira serial killer de séries como passou a ser de 2 anos para cá.

Levou muitos anos para enfim assistir à 2.ª temporada. Não queria me despedir de alto tão inovador. Hoje Sense8 já não é mais tão inovadora assim. Sinal de que abriu portas para que muitas outras surgissem para mostrar um mundo tão diverso como o nosso. 

Nada mais que eu possa dizer aqui se iguala à experiência própria, absolutamente individualizada por que cada pessoa passa ao assistir Sense8. Então assista sem pressa e com a mente aberta para uma realidade intrigante e ao mesmo tempo estranhamente familiar em muitos pontos.

E viva a empatia!

P.S.: esta série é das mesmas pessoas que criaram Matrix - as irmãs Wachowski.

Podcast: Top 10 de riscos globais

Especialistas apontaram os maiores riscos nos próximos 2 e 10 anos.




Ouça "Top 10 de riscos globais - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Mais uma vez

O América sonha que os problemas vão se resolver sozinhos.









Ouça "Mais uma vez - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (22/1)

A manchete do bem: 
  • PF mira Bolsonaro, Torres, financiadores e vândalos em 4 frentes contra golpistas
As outras: 
  • Ministério da Saúde quer eliminar hanseníase e outras doenças ligadas à pobreza
  • Mulher que acusa Daniel Alves de estupro diz que não quer dinheiro, mas sim a prisão dele
  • Arizona desmonta muro de contêineres na fronteira com México 5 meses após instalação
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/22)

The headline for good: 
  • It's time to stop asking if women can have it all. We can.
The others:
  • Canada to pay $2 billion over 'cultural genocide' at residential schools
  • Wife fatally shot terminally ill husband in Florida, police say
  • Elena Rybakina beats Women's No. 1 Iga Swiatek in Australia Open
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (20/1)

A manchete do bem: 
  • Carnes começam ano com queda de preços para consumidores
As outras: 
  • Americanas pagou o dobro em dividendos que seus principais concorrentes
  • Sleeping Giants vai à Justiça para impedir que Jovem Pan delete vídeos sob investigação
  • Deslizamento de terra e vegetação interdita BR 376, entre Paraná e Santa Catarina
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/20)

The headline for good: 
  • Judge orders Trump and lawyer to pay nearly $1 million for bogus suit
The others: 
  • White House aims to reflect the environment in economic data
  • 'Will we keep marching?' On Roe's 50th anniversary, abortion opponents reach a crossroads
  • Over a million protest Macron's pension plan in the streets of France
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (19/1)

A manchete do bem: 
  • Governo costura apoio para reforma tributária no Congresso
As outras: 
  • Presos por ataques golpistas receberam verba pública e de bolsonaristas nas eleições
  • Aluna de medicina da USP suspeita de desviar R$ 1 mi recebeu auxílio emergencial
  • Jacinda Ardern anuncia renúncia na Nova Zelândia
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/19)

The headline for good: 
  • California joins other states in suing companies over insulin prices
The others: 
  • 'I don't want to die': fighting maternal mortality among Black women
  • A decade after U.S.T.A. sidelined her, Taylor Townsend is looking forward
  • 10 mummified crocodiles emerge from an Egyptian tomb
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Manchetes do dia (18/1)

A manchete do bem: 
  • Estudo mostra que motorista brasileiro quer andar de carro elétrico
As outras: 
  • Direitos Humanos nomeia nova Comissão de Anistia com presos e perseguidos pela ditadura
  • Brasileira registra recorde de corrida no monte Vinson, na Antártida
  • Consumidores buscam promoção na Americanas, mas até o preço do Bis decepciona
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/18)

The headline for good: 
  • Maria Ressa, Philippine journalist and Nobel laureate, is acquitted of tax evasion
The others: 
  • No visitors, no drinking, home by 9: renting as a single woman in India
  • Elon Musk goes to trial over his 2018 plan to take Tesla private
  • Caroline Garcia has been rethinking her approaches to tennis and eating
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Enfim, uma boa experiência

Não sou muito de festival de música. São demorados demais e, por vezes, atrasam demais para que contem com a minha paciência. Eu me lembro de um em João Pessoa para o qual aceitei ir depois de muita insistência das amigas. Tinha show de Biquini Cavadão. Demorou tanto que mais distribuí mal humor do que diversão. Minhas fotos felizes foram todas na chegada do evento. 

Outra vez foi um show de Jennifer Lopez em Recife que tinha Ivete Sangalo na abertura e Júnior, irmão de Sandy, como DJ no encerramento. Caía uma chuva torrencial na capital pernambucana e o atraso indecoroso de Ivete Sangalo me deixou numa situação de hipotermia após 6 horas debaixo d'água que caía sem parar. No primeiro grito de Jennifer Lopez, deixamos o local para pegar o carro e voltar para Natal. O corpo não aguentava mais. Não dormi na estrada porque Deus não quis. Não sabia mais o que era reta nem curva a 60 km/h na estrada e só lutava para me manter acordada até chegar a Cabedelo-PB para enfim descolar um motel para dormir até a manhã seguinte.

As duas experiências traumáticas ocorreram há mais de 10 anos. Meu abuso de Ivete inclusive começou daí. Não suporto quem marca um horário e não cumpre.

Neste ano, uma amiga me apresentou ao Festival Pôr do Som & DoSol, que foi realizado no último fim de semana na Funcarte (Capitania das Artes) na velha Ribeira de guerra. Sempre tive vontade de ir a um festival essencialmente potiguar, mas as experiências anteriores e até o trabalho como professora me impediam de empreender uma aventura por horas e horas de show. Como a pandemia levou embora a professora deixando apenas a advogada, o caminho ficou mais aberto, e para minha sorte, Janaina me fustigou o suficiente para que eu encarasse a maratona. Enfim fui a um festival praticamente sem defeitos do início ao fim.

Primeiro, eu que cheguei atrasada nos dois dias, talvez por imaginar que sofreria o que passei na palhaçada de Ivete Sangalo em Recife. Azar o meu, que perdi um show bacana no 1.º dia (cheguei no finzinho) e outros dois no 2.º dia (precisei chegar um pouco mais tarde). 

Segundo, o pessoal da portaria era absolutamente cordial com quem chegava, mesmo quando precisava impedir a entrada de algo ou inspecionar bolsas.

Os shows foram todos muito legais. Adoro não conhecer música alguma quando vou a um show de artista desconhecido para mim. Até a galera DJ também me surpreendeu. Natal e o RN têm artistas de muita qualidade, carisma e com repertório atrativo logo de cara.

Além disso, pela primeira vez, fiquei com uma inveja danada da geração Z. Ela cresce absolutamente consolidada no conceito de que o mundo é lindo em sua diversidade de estilos musicais, jeito de se vestir, orientações sexuais, identidades de gênero, o que produz uma mistura belíssima de acompanhar de pessoas sem o menor risco de algum olhar incompreensivo. De longe, essa constatação era unânime ao meu redor. Da patricinha à galera mais alternativa, todo mundo parecia super à vontade com seus pares diversos.

Minha grande reclamação vai para os valores cobrados dentro do festival. Vejo que a Arena das Dunas fez escola por aqui. Uma coxinha custava R$ 11! Uma lata de Devassa, a cerveja puro malte menos cerveja do mundo, R$ 7. A Heineiken, que se acha muita coisa, mas não amarra a chuteira de tantas outras, R$ 12. Nada de Spaten, a cerveja mais encorpada e anti-ressaca do mundo (e olhe que tem teor alcoólico bem superior à media, 5,2%). 

Também havia muitos banheiros químicos, mas eu gostaria de ter tido acesso a banheiros físicos mesmo. Os químicos, imersos na escuridão, nos deixavam com duas opções: dividir o minúsculo espaço fétido com alguém muito solidário para segurar a lanterna do celular e, neste caso, enxergar toda a imundície, ou enfrentar a podridão absolutamente no escuro. Triste.

No mais, saí de lá com a certeza de ouvir muito mais música potiguar no Spotify porque gostei mesmo, por exemplo, de Sarah Oliver, e confirmei a opinião que já tinha a respeito de Luísa e os Alquimistas, para citar apenas duas bandas cujos shows me agradaram demais.

Espero por novas oportunidades e que elas venham com banheiros iluminados e limpos e com preços menos escandalosos de bebidas e comidas em seu interior.

Manchetes do dia (17/1)

A manchete do bem: 
  • PGR denuncia e pede prisão de 39 suspeitos de atos golpistas e vandalismo no Senado
As outras: 
  • Em Davos, Marina reafirma compromisso do governo com desmatamento zero
  • Justiça recebe ações e ordena que Moro e Deltan se manifestem sobre gastos em campanha
  • PIB da China cresce 3% em 2022, um dos piores resultados em quase 50 anos
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/17)

The headline for good: 
  • Republican ex-candidate arrested in shootings targeting New Mexico Democrats
The others: 
  • With 50 dead in Peru, a referendum on democracy
  • Skipped showers, paper plates: an Arizona suburb's water is cut off
  • Sickle cell cure brings mix of anxiety and hope
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Reapresentação

Segundo informação do assessor de imprensa Canindé Pereira, o elenco americano se reapresenta hoje às 15h no CT do clube em Parnamirim.

Manchetes do dia (16/1)

A manchete do bem: 
  • Itália prende número 1 da Cosa Nostra, mafioso foragido havia 30 anos
As outras: 
  • Ataque golpista tem digitais da Lava Jato, diz pesquisador
  • Davos começa com medo de recessão global e Brasil procurando virada
  • 'Marighella', filme dirigido por Wagner Moura, vira minissérie na TV aberta
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/16)

The headline for good: 
  • How three Black women hope to change the home appraisal industry
The others: 
  • 'We will die for Brazil': How a far-right mob tried to oust Lula
  • Plane's takeoff aborted as another crossed its path at Kennedy, F.A.A. says
  • If affirmative action ends, college admissions may be changed forever 
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 15 de janeiro de 2023

Só um lado

Ricardo Bezerra, conselheiro do América, postou imagem no Twitter com reclamação de que o ABC aproveitou o intervalo do clássico para acionar o sistema de irrigação de seu estádio apenas do lado em que ficaria a defesa do América no 2.° tempo da partida.



A expectativa agora é para o que virá na súmula da arbitragem potiguar, já que quem viu o jogo também reclamou de objetos jogados no gramado em direção aos atletas do América.

Entre mortos e feridos...

... salvaram-se todos. 

Vi muito pouco de ABC 0x0 América. Do pouco que vi, um pedaço era o América que pressionava o ABC dentro da casa do adversário, a ponto de algumas vezes sofrer contra-ataques bem ao gosto do alvinegro. Em outro pedaço, era o ABC que pressionava o rival, a ponto de obrigar Bruno Pianissola a algumas boas defesas. Tudo ainda no 1.° tempo.

Não vi o resto. Fiquei apenas com a impressão de que ainda falta (muito) ritmo de jogo a Norberto e gostei muito, mas muito mesmo da movimentação de Wallace Pernambucano, que parece ter escolhido a temporada 2023 para brilhar de verdade por aqui.

O título desta postagem ressalta que o empate serviu aos 2 num torneio estadual que parece ter chegado na versão mais medíocre dos últimos anos, afinal já são 4 resultados de 0x0 (em 5 jogos até a hora em que faço esta postagem) e o empate terminou ameaçando a liderança da maior dupla do futebol do RN.

No caso do América, é preciso ressaltar que os comandados de Leandro Sena já passaram por 3 jogos importantes na temporada - 2 decisões na Pré-Copa do Nordeste e o maior clássico do estado - e segue invicto, tendo conseguido 2 empates em terrenos adversários, contra oponentes de Série C e Série B, respectivamente, fora as 2 vitórias dentro de casa, ambas de goleada, uma delas contra adversário tradicional no Nordeste.

Para aliviar para o torneio estadual ante tanto amadorismo sobre se vai ou não ter transmissão, pelo menos a Band transmitiu na TV aberta e anunciou que também transmite os jogos no seu portal. 

Podcast: O que deu errado nas Americanas

A percepção de quem conhece a loja há muito tempo.


Ouça "O que deu errado nas Americanas - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Frigideira

Chegou o 1.º clássico do ano.









Ouça "Frigideira - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (15/1)

A manchete do bem: 
  • Com intervenção civil, Lula adota política que tenta superar tutela militar
As outras: 
  • Andrew Tate, ex-lutador que provocou Greta Thunberg, tem carros de luxo apreendidos
  • FE abre temporada que tem nova geração de carros e primeira etapa brasileira
  • Americanas precisará de até R$ 21 bi de capital para atender credores, calcula XP
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/15)

The headline for good: 
  • 'I'm sorry, we're from Moscow.' In Bali, warring sides learn to cohabitate
The others: 
  • China reports nearly 60,000 Covid-linked deaths since lifting restrictions
  • Britain says it will give Ukraine tanks, breaching a Western taboo
  • Uber drivers say they are struggling: 'This is not sustainable'
Good morning.

Source: The New York Times 

sábado, 14 de janeiro de 2023

A declaração de Wallace

No Instagram, o atacante Wallace Pernambucano, que é o 6.° maior artilheiro do América na história, postou declaração sobre sua relação com o clube.


O artilheiro recebeu felicitações do técnico Leandro Sena, do empresário Erus Eduardo, de pessoas que trabalham e trabalharam no clube com ele, de companheiros e ex-companheiros do time rubro e, como não poderia deixar de ser, de torcedores.


Manchetes do dia (14/1)

A manchete do bem: 
  • Estados Unidos tiram termo considerado racista por indígenas do nome de morros e vales
As outras: 
  • China diz que mais de 1,3 milhão de pessoas pediram passaportes após reabertura de fronteiras
  • New York Times põe Lençóis Maranhenses e Manaus em lista dos melhores destinos turísticos de 2023
  • PGR pede ao STF que Bolsonaro seja investigado por incitação a ataques golpistas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/14)

The headline for good: 
  • Trump's company gets maximum punishment for evading taxes
The others: 
  • 'Burying us alive': Afghan women devastated by supension of aid under Taliban law
  • Fentanyl helps push overdose deaths to record level in New York City
  • Iran executes former defense official, a dual U.K. citizen, on spy charges
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

O chuveiro

Nunca tive boas lembranças de chuveiro elétrico aqui em casa. Como os chuveiros daqui ficam praticamente colados nas caixas d'água, não havia pressão suficiente para que água saísse forte e quente. Ou seja, ou uma, ou outra; ambas as características não. Pior: em geral, o chuveiro virava uma bica (nada de água espalhada) que pelava até o pensamento de tão quente.

Além disso, não sei por que cargas d'água eu quase sempre levava choque (pequeno, é verdade) na hora de abrir e fechar a torneira con aqueles chuveiros de ajuste fixo (verão/inverno, ou algo semelhante).

Por causa disso tudo, durante muitos anos eu simplesmente abri mão de ter chuveiro elétrico aqui. Nunca fez falta no calor de sempre de Natal. Apenas em dias/noites chuvosos é que o banho virava uma sinfonia de gritos de terror com o contato com a água gelada. Mesmo com este sofrimento, a adrenalina liberada dava uma sensação boa após o banho-gritaria.

Só que o passar da idade fez mamãe sentir cada vez mais frio mesmo em dias de calor e eu não poderia deixar que o banho virasse uma tortura com hora certa para ela. Parti para buscar um chuveiro que não fosse tão ruim como os antigos que nos faziam ter que escolher entre manter a pele ou morrer congelada.

O rapaz que sempre faz serviços para nós recomendou que comprasse um com turbo. Fomos à Leroy Merlin e recebemos uma verdadeira aula dos vários tipos de chuveiro e saímos de lá com um que não era turbo, mas com regulagem eletrônica de temperatura e que o funcionário nos jurou que nunca um cliente com o mesmo problema que tínhamos voltara para reclamar.

O chuveiro virou um xodó. Até em dias de calor, aquela água morninha, aconchegante era bem-vinda. 

Alguns anos depois, Janaina descobriu que dava para tirar algumas manchas com aquela água fervente do chuveiro elétrico. No dia em que me empolguei e resolvi lavar 3 peças grandes sem dar um mísero intervalo para a quentura máxima, o chuveiro pifou.

Lá fui eu para várias lutas. A primeira delas com a eletricidade. Morro de medo. Sem saber qual disjuntor específico, desliguei todos. 

A segunda das lutas foi a altura. Tenho pavor. Subir uma escada assim me cansa mais do que meia hora de corrida. Suo em bicas de tanta tensão. Desço esgotada.

A terceira foi com a abertura do compartimento da resistência, quase tão difícil quanto o do chuveiro em si, impossível de abrir para limpar, o que me obriga a outro malabarismo na hora da limpeza trepada na escada. A sorte é que um vídeo no YouTube deu a dica de utilizar uma chave de fenda para pressionar uma alavanca. 

Resistência tirada. Corri n'A Lampadinha. Nada da resistência que eu queria. Só na Leroy mesmo. Rapidinho peguei, paguei e voltei para casa para tentar reinstalar tudo à luz de uma lâmpada de emergência. 

Tudo pronto e... nada do chuveiro funcionar. Apostei que a escuridão tinha me atrapalhado e eu retornaria pela manhã. 

No outro dia, tirei e recoloquei a resistência nova e nada do chuveiro funcionar. Chamamos o rapaz dos serviços. Teria algum fio se soltado na hora que a resistência queimou? 

Antes mesmo de ele aparecer por aqui, a internet já me apontava que o problema poderia ser o próprio chuveiro. Passei a ter certeza de que seria esse o problema e que eu havia gastado dinheiro à toa com a resistência nova.

Quando o rapaz fez os testes, apontou que era mesmo o chuveiro (não disse?). Recomendou que comprasse de outra marca. 

Fui à Leroy e todos os chuveiros pelos quais nos interessamos tinham maior potência, o que levava à troca de fios e disjuntor. Nem pensar. Na faixa de potência que queríamos, as outras marcas, com modelos ditos mais modernos - e para lá de feios na minha opinião - a diferença de valores para o modelo que tínhamos e que funcionara até então chegava a R$ 400! 

Conversamos muito com outro funcionário de lá e terminamos no mesmo chuveiro. Mas, para minha surpresa, havia uma diferença de R$ 40 de uma cor para a outra e eu tinha certeza de ter visto a cor que queríamos mais barata no próprio site da Leroy. 

Saquei o celular e descobri que a cor que queríamos ficaria ainda mais barata no site do que a cor mais barata da loja (R$ 15, o que dava R$ 55 de diferença entre o da loja e o do site). Quando fui fechar a compra, cadê que eu me lembrava da senha? Pedi para resetar a senha, mas o link seria enviado por email, um dos endereços que uso, justamente o da conta na Leroy, é lento de doer. 

Sentamos no cafezinho para esperar a senha. Quando chegou, finalizei a compra e descobri que as entregas só ocorriam até as 19h e já eram 18h37! E ainda havia um prazo de 4 horas entra a confirmação do pagamento e a efetiva entrega. Não desisti. Já estavámos lá mesmo, aguardei até 18h50 para perguntar sobre a retirada.

Achávamos que era no atendimento ao cliente e, por sorte, a funcionária percebeu o que queríamos e nos aconselhou logo a buscar diretamente o setor correto.

Faltando 2 minutos para o encerramento das entregas, conseguimos ser atendidas pelo simpático funcionário do setor que nos disse que demoraria de 40 a 50 minutos porque ainda iriam busca o produto cuja entrega estava agendada para o dia seguinte. Esperamos bem menos que isso, saímos com o produto pouco depois das 19h e evitamos uma nova ida à Leroy no dia seguinte. Tudo com um atendimento da maior simpatia.

O rapaz do serviço só veio hoje para instalar o novo chuveiro. Infelizmente, com a típica impaciência masculina, ele ainda quebrou o local que corresponde ao encaixe da tomada, mas isso será substituído nesta semana e não impediu a volta da água morninha para um banho relaxante depois de tantas idas e vindas. Sorte que estamos no verão ou os banhos-gritaria teriam voltado à moda.

Assim, voltamos ao modelo R$ 400 mais em conta, que funcionou bem por alguns anos e ainda conseguimos comprar mais barato pelo site, não sem antes uma bela de uma jornada para a volta do que não deveria ter ido. 

Espero que ele resista pelo dobro de tempo porque até resistência reserva eu já tenho por aqui. 

P.S.: sigo levando pequenos choques se pegar na torneira com o chuveiro ligado, principalmente se tiver com alguma cutícula machucada. Nem me estresso mais, até porque já levei choque empurrando carrinho no supermercado sem tocar em nada de eletricidade (só Jesus na causa mesmo).

Fora

Ontem, o jornalista Mallyk Nagib trouxe duas informações importantes sobre o elenco do América nesta semana de clássico local.

A primeira delas é que o lateral esquerdo Rafael Carioca vai sair do clube. A alegação é de problemas pessoais. Não deixará saudades, já que nunca se acertou na posição, tanto que o titular nos melhores momentos da temporada passada foi o improvisado zagueiro Rômulo, que segue como opção para a posição no caso de ausência do titular Luiz Paulo.

A outra é que o zagueiro Jean Pierre está fora do clássico. A Tribuna do Norte inclusive divulgou que um edema no joelho seria o problema. O atacante Iago segue como dúvida.

Manchetes do dia (13/1)

A manchete do bem: 
  • Comandantes querem enterrar 'precedente Pazuello' com punição a militares em atos
As outras: 
  • Cartão corporativo de Bolsonaro mostra gasto de R$ 4,7 milhões em feriadões e motociatas
  • Empresa chinesa dona do TikTok admite ter espionado jornalistas nos EUA
  • Morre Lisa Marie Presley, filha única de Elvis que foi casada com Michael Jackson
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (1/13)

The headline for good: 
  • Inflation is slowing, good news for American consumers and the Fed
The others: 
  • U.S. deficit fell to $1.4 trillion in 2022
  • Exxon scientists predicted global warming, even as company cast doubts, study finds
  • Lisa Marie Presley, the daughter of Elvis Presley, dies at 54
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

"A gente vai na nossa humildade"

O técnico Leandro Sena concedeu entrevista coletiva logo após a estreia do América no torneio local.

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

América 4x0 Potyguar
Acho que a equipe entrou muito forte, procurando sempre a vitória. Sabíamos da dificuldade do adversário, mas jogando dentro de casa a gente tem que fazer o nosso dever e o nosso dever é vencer os jogos dentro da Arena América. Então a equipe saiu empenhada em conseguir o resultado, conseguir a vitória, sempre respeitando a equipe do Potyguar de Currais Novos, que é uma boa equipe, uma equipe que vai dar trabalho durante a competição. E a estreia de campeonato é sempre difícil, existe uma ansiedade. A gente vinha de 6 semanas de pré-temporada com 2 jogos oficiais eliminatórios da Copa do Nordeste. Então foi bom também estrear com uma grande vitória para elevar a autoestima do grupo já visando a próxima partida. 

Jean Pierre e Iago
A gente procurou junto com o nosso departamento médico, que está sempre atento, a parte fisiológica também, a gente acho que deveria segurar os 2 atletas para essa partida. Claro que a gente vai esperar no decorrer da semana para poder contar com eles, mas eu acho também que a gente tem um grupo que está querendo, tem vários jogadores que estão à disposição, que estão mostrando também um interesse, uma desenvoltura muito boa. Então assim, aquele que for escalado no domingo tem que dar o máximo para a gente conseguir um resultado positivo.

3 jogos sem gols sofridos
Eu acho que mostra a solidez que a gente vem demonstrando desde 2022. A gente conseguiu encaixar uma equipe defensivamente falando muito forte, tanto no jogo aéreo como no jogo por baixo. Então, méritos deles que vêm trabalhando com afinco, com dedicação, e, graças a Deus, no ano de 2023 a gente começou bem também na parte defensiva, e não só na defensiva, na ofensiva também - 3 jogos, 9 gols. É importante também que o ataque esteja engrenando, até porque não é fácil você vir de um período inativo, fazer uma pré-temporada, ainda com carga e volume dessa pré-temporada e o ataque começar a funcionar. Hoje foi um bom teste para o nosso ataque se movimentar bem. Graças a Deus, conseguimos as ocasiões de gol e consequentemente os gols.

Rodar o elenco
A gente tem que ir de acordo com o que a gente tem de melhor. A gente sempre está conversando, a preparação física, o departamento médico. A comissão técnica no geral vem avaliando caso a caso porque aqui a gente não pode dar uma de herói, todos aqui estão empenhados em fazer o melhor para o América. Então aquele que tiver as melhores condições irá para o jogo. Eu acho que a gente tem um grupo muito homogêneo, um grupo coeso, um grupo que já sabe como é o nosso método de trabalho, então isso dá muito confiança para eles. Então aquele que tiver melhor... Não tem que ficar chateado porque vai ficar no banco. Você vê que Araújo e Frank entraram no decorrer da partida, conseguiram dar um volume bom, uma intensidade boa. E é isso. Só quem tem a ganhar é o América. 

Everton Sena, Norberto e Wemerson como titulares
Everton Sena e Norberto são jogadores que vieram para elevar o nosso nível de qualidade de elenco. Então são jogadores experientes, jogadores acostumados a jogar em grandes equipes, jogadores acostumados a grandes competições. Então naturalmente eles vão entrando, se adaptando. Claro que não estão ainda no ápice da sua forma física e técnica, mas agregam experiência, agregam valor. E Wemerson é aquele situação... Wemerson desde o ano passado a gente sempre teve um olhar para ele porque é um menino que sempre se dedicou nos treinamentos no dia-a-dia, tem uma característica muito interessante de velocidade, de drible. Então a gente está atento também a essas situações, não só ele como os novatos do elenco, Ítalo, o próprio Frank,  que está chegando agora, tem a garotada também com fome de jogo. Então a gente realmente tem um grupo coeso e consequetemente a gente vai entrar muito forte.

Clássico na 2.ª rodada
A gente encara com tranquilidade. Eu acho que é um adversário que faz parte da nossa competição. Independente de ser na 2.ª ou na última rodada, é um clássico, então, o maior respeito possível. Vamos enfrentá-lo dentro dos seus domínios. É um adversário que teve um acesso à Série B do Brasileiro, então tem bons valores lá também. Então a gente vai na nossa humildade trabalhar neste restinho de semana para fazer um jogo consistente lá, um jogo em que a gente possa surpreender o adversário.