segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Viciante

Pense numa série que eu comecei a assistir sem muita expectativa, mas que com 2 episódios eu já estava completamente viciada. Assim foi For All Mankind, da Apple TV+, para mim.


Eu não tinha muita notícia a respeito dela, a não ser a recomendação da Apple TV+ quando abria o aplicativo e a própria imagem que aparecia lá, mostrando que ela era a respeito de astronautas.

Aí eu vi que já existem 3 temporadas de 10 episódios cada, e que esse episódios por sua vez dificilmente têm menos de 1h10 de duração. Há alguns que chegam a 1h30, o que os transforma em verdadeiros filmes. Talvez resida aí o sucesso da série: episódios feitos com esmero de filme.

Não sei se vou estragar a surpresa que eu mesma tive, mas a proposta da série é mostrar a corrida espacial a partir da chegada do ser humano à Lua, mas não tendo sido os americanos os primeiros. 

A partir daí, a gente vai vendo como a política muitas vezes se sobrepõe a questões técnicas. Também o poder da rivalidade em empurrar ambos os lados em busca de uma eterna melhora.

Não houve dia em que tenha conseguido assistir a apenas um episódio. Ela é tão empolgante em seu suspense dramático que eu estava sempre querendo saber qual seria o desfecho das situações no episódio seguinte. 

Também há um avanço ao longo das décadas da corrida espacial dos anos 1960 até os anos 1990, pelo menos até agora na 3.ª temporada. E apesar de vermos décadas há muito passadas, a série segue uma linguagem atualíssima e com situações que parecem retiradas das notícias que vemos nos telejornais de hoje. 

Há um clima que aproxima a gente de locais apenas imaginados pela população em geral, mas isso também angustia ao mesmo tempo. Em alguns momentos, tudo fica muito claustrofóbico, inclusive.

Mas a série é uma delícia, apesar de alguns pequenos desfechos meio clichês, e fiquei feliz em saber que ela já está renovada para uma 4.ª temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário