quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Abuso emocional

Não sei quem inventou de classificar O Mau Exemplo de Cameron Post, filme de 2019 disponível na Amazon Prime Video, como comédia. Não é. Nem de longe. Mas é drama que vale a pena. Tanto que foi premiado pelo festival de Sundance. E é adaptação de livro de mesmo título.


A jovem do título é adolescente no início dos anos 90, criada pela tia após a morte dos pais, e que termina sendo enviada para um centro dito religioso de cura gay (sim, isso existia mesmo; aliás, ainda existe) após ser flagrada pelo namorado com a aquela que seria sua melhor amiga.

Temos 1h36 de pessoas confusas tentando convencer adolescentes de que tudo o que uma pessoa adolescente qualquer sente ou vive é pecado e precisa ser domado. Somente a identificação entre essas pessoas adolescentes, que leva a um certo companheirismo, pode ajudá-las a lidar com tamanho abuso emocional institucional. Essas relações inclusive ajudam a suavizar um pouco o enredo e fazem valer a pena acompanhar tanto sofrimento.

Que bom seria se não estivéssemos tão empenhados e empenhadas como sociedade em traumatizar adolescentes mais do que essa fase já é traumática, não é mesmo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário