segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A luta pela democracia

Sou apaixonada pela democracia a ponto de considerar as eleições uma grande festa cívica. Gosto mesmo. Acompanho apuração, análises e só escolho as pessoas em que vou votar depois de muito estudo. A partir daí, me engajo mesmo nas campanhas, ainda que a escolha tenha sido por alguma pessoa no estilo " menos pior" - sou contra abstenção, voto nulo e voto em branco.

Ontem, o Brasil viveu o ápice dessa festa. Mas que dureza foi exercer a cidadania! Filas enormes demonstrando que o TRE (falo pelo que vejo em Natal) deveria, no mínimo, dobrar as seções eleitorais aqui no Mirassol. O colégio estadual Floriano Cavalcanti ainda tinha muito espaço para outras seções, o que poderia ter espalhado melhor as atuais. No bairro, ainda há uma escola particular de grande estrutura que bem poderia ser requisitada para esse fim.

Falo do Mirassol porque é um bairro de muita gente idosa. As filas preferenciais tinham quase o mesmo tamanho das filas restantes. Muitas pessoas idosas, reconhecidamente sem a mesma saúde de outrora, foram obrigadas a permanecer em pé por longos períodos, e no caso de um dos corredores da escola, num abafado que ameaçava a saúde de todo mundo. Corri para pedir pelo menos uma cadeira para minha mãe, que tem dificuldade de ficar em pé por muito tempo por Parkinsonismo. Mas tive que improvisar uma ventilação para ela com minha identidade e meu título eleitoral porque a temperatura subia rapidamente ante a chegada de muito mais gente do que saía das seções. 

Sabia que não demoraria a alguém desmaiar por ali. Quando eu já estava em outro corredor para enfrentar a minha fila, Janaina me deu a notícia de que bombeiros chegavam para atender a uma senhora que havia desmaiado. Espero que tenha se recuperado, mas era óbvia a irresponsabilidade de entupir de gente um local abafado, principalmente sendo a maior parte idosa.

Conversei com uma mesária da minha seção a respeito e perguntei se eles faziam relatório a respeito dos corredores. Ela me respondeu que há supervidores especificamente de corredores para esse relatório. Espero que o espaço físico do Floriano Cavalcanti seja melhor aproveitado para evitar esse acúmulo das seções (pelo menos duas que estão ali eu sei: 244 e 245) naquele corredor específico.

Nem reclamo da demora em si. Com o sistema das urnas obrigando a confirmação do voto apenas após o carregamento da foto das(os) candidatas(os), já era de se imaginar uma espera mais prolongada, particularmente nesta eleição de 5 votos para cada pessoa. Não piorar as condições dessa espera é que deveria ser objetivo maior de qualquer pessoa com humanidade.

A democracia é sim uma luta diária. Mas não custa nada não tornar essa luta algo insuportável no grande dia da festa cívica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário