terça-feira, 10 de novembro de 2020

"Ainda falta muito, Papai Smurf?"


Quem foi criança nos anos 80 já pode matar a saudade daquelas criaturinhas mágicas de cor azul que tirava o juízo de Gargamel e seu gato Cruel. A Netflix adicionou ao catálogo a temporada de 1981 de Os Smurfs com 33 episódios, inclusive o que explica a origem de Smurfette, que é o logo o primeiro. 

Fã dos smurfs, confesso que eu nem me lembrava mais do surgimento de Smurfette, ou talvez nunca tenha visto esse episódio especificamente nas manhãs da Globo, seja com a Turma do Balão Mágico ou com o Xou da Xuxa.

Outra coisa, eu nunca imaginaria que cada "desenho" de Os Smurfs tinha quase 30 minutos de duração. Na minha mente de criança e com os parâmetros dos anos 80, aquilo passava rápido demais: coisa de 5 minutos. Como a percepção da criança é diferente!

Os episódios não têm legenda, apenas dublagem, mas ainda que você escolha a dublagem em português, a abertura segue com narração em inglês. Único ponto negativo mesmo é não termos mais as vozes originais em português, como a marcante voz rascante do Papai Smurf.

Para quem vai mostrar aos pequenos dos tempos atuais o desenho, é bom supervisionar o entendimento, principalmente porque a época dos smurfs não era ainda antenada com o politicamente correto. No mais, diversão é diversão em qualquer época e para as crianças grandes Os Smurfs e a tradicional cantoria "lá, lá, lá..." são absolutamente sem defeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário