terça-feira, 12 de junho de 2018

Não é para amadores

Dizem que o Brasil não é para amadores. Quem criou tal frase não tinha a menor ideia da realidade do América. Entender o que se passa no América é que não é para amadores.

Desde 2016, há uma grita geral na torcida contra o diretor Walmir Nunes, responsável pelo futebol na gestão de Beto Santos.

Apesar de ter feito o clube virar chacota com o anúncio de um jogador que não existia, sempre achei um certo exagero dos torcedores. Acreditava que o problema era mais passional, em virtude da sucessão de mancadas e vergonhas do clube, que terminou rebaixado ineditamente para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Beto caiu, mas Walmir não. Com a chegada de Eduardo Rocha, Walmir foi alçado à condição de diretor financeiro, mas todo mundo diz que ele exerce grande influência no futebol. Também achava exagero dos rumores, afinal, como um diretor nomeado para cuidar das finanças poderia dar as cartas no futebol? Cada qual no seu cada qual, né?

Aí o América caiu para a Juazeirense. Foi eliminado de tudo na primeira parte das competições do ano. E ainda houve o vexame de um goleiro, filho de Walmir, ter sido alçado à condição de profissional, sem outros requisitos, dizem, que não sua ascendência. Mais um vexame para a conta, vez que o BID foi amplamente noticiado.

Veio a Série D de novo e, dessa vez, o treinador veio a reboque de muitos jogadores - muitos também de qualidade duvidosa. Mais um vexame: América eliminado ainda na rodada de 16.

A grita contra Walmir persiste. E eu ainda achando que era exagero, apesar das enormes evidências. 

No entanto, nesta terça-feira, Walmir Nunes deu uma entrevista a Marcos Lopes que mostrou o nível de equívoco em que sua administração (sim, ele define o futebol) está metido e sem qualquer perspectiva de correção de rumo. Recomendo a leitura de cada ponto e vírgula dela (clique aqui).

Dentre as pérolas, Walmir disse que Ney da Matta não deu certo no América porque foi boicotado. Boicotado? O cara trouxe uma penca de jogadores de nível duvidoso, um goleiro ruim de sua confiança, que entregou, dentre outras coisas, a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 19, nunca escalou adequadamente, tampouco fez substituições de acordo com o que se via em campo e o diretor responsável por sua contratação vem dizer que ele foi boicotado?

Sabem quais foram os jogadores que desperdiçaram pênaltis de forma bizarra? Flávio Carioca, indicação de Walmir Nunes, e Jadson, indicação de Ney da Matta. Seriam eles os boicotadores? Não parece muito lógico.

Mais: sabem o que Walmir Nunes quer mudar no América para resolver a calamitosa situação em que o clube se meteu? Quer demitir geral os funcionários do futebol do América, o que inclui, por exemplo, o reconhecidamente competente Canindé Pereira.

Quer dizer que o problema está na eficiente assessoria de imprensa, que permite uma cobertura muito vezes mais profissional do que a que clube atualmente merece?

Para Walmir, é preciso acabar com a comissão técnica permanente do clube, único acerto nestes últimos tempos de choro e ranger de dentes para os americanos. Cada treinador que o clube contratar que traga seus penduricalhos. Pensem numa solução! A cada 45-60 dias, quando um novo técnico chegar, ninguém vai saber coisa alguma sobre o nível de preparação física, de condição física mesmo, de nutrição e até dados relevantes sobre os adversários na competição. 

Não é uma solução genial? Por que não pensamos nisso antes?

E antes que a torcida reclame de novo, ele já anunciou que não sai porque é homem de confiança dos Rocha.

Querem outro exemplo de que o América não é para amadores? Confiram postagem no blog do conselheiro Medeiros Jr. Lá foi feita uma listagem de culpas pela situação do América. Sabem quem é a única absolutamente isenta de responsabilidade? A diretoria. Adivinhem só quem tem culpa no cartório? A torcida, claro. 

Para finalizar, sabem quem é o treinador apontado como o favorito para assumir o América? Ele mesmo, Diá, o técnico contratado lá em 2016 e que mudou o time todinho e rebaixou o América para a série onde hoje ainda se encontra.

Pelo andar da carruagem, os americanos ainda irão comemorar muito essa permanência na Série D que hoje detonam. É que desde que Walmir passou a dar as cartas no América, o buraco tem sempre sido cada vez mais embaixo.

Entre Walmir e a torcida, não preciso nem responder qual é a preferência da direção americana. 

Definitivamente, o América não é para amadores.

3 comentários:

  1. Parabéns Raissa concordo com tudo nesse seu sàbio comentário, o problema no América é que meia duzia se acham os donos e que a torcida sempre ficará em segundo plano. Está na hora de nós simples torcedores nos reunirmos e lançarmos uma oposição forte contra esses que se acham os donos do América. A pergunta é o que nós torcedores podemos fazer pelo nosso time de coração? Você menina é uma grande formadora de opinião e entende muito de futebol, o Sérgio Fraiman também é outro grande formador de opinião e também entende de futebol. Então o que estamos esperando, que o América vire um Alecrim do futebol? Convoque os torcedores, Crie uma campanha e que cada participante apresente sugestões para salvarmos o nosso Mecão. Você e o Sérgio hoje tem mais credibilidade com os torcedores do América do que a atual direção. Pense nisso com carinho, por favor, pelo amor de Deus, não vamos deixar o nosso time de coração desaparecer.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Luis. Na verdade, tenho feito o que posso por aqui, mas a sensação é de dar murro em ponta de faca. Pela primeira vez em todos esses anos, decidi definitivamente não mais renovar minha associação enquanto o América não permitir o voto ao sócio torcedor. Não dá para ver o clube caminhar para um abismo sem fim e contribuir para um destino nefasto. Essa é a triste realidade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com sua equilibrada e sensata opinião. Vivi momentos desagradáveis dirigindo o América, porque ousei discordar do "modus operandi" desse sistema nefasto que impera no Clube. Ou se processa uma mudança radical, política e administrativa, ou brevemente estaremos reduzidos a uma Arena com o nome de um cardeais rubros. É muito pouco pra nossa história, né pessoal?

    ResponderExcluir