segunda-feira, 4 de junho de 2018

20 anos de orgulho

Exatamente há 20 anos, na noite meio chuvosa de 4 de junho de 1998, o América empreendia uma façanha de fazer jus à sua alcunha de Orgulho do RN.

Depois de ter perdido o jogo de ida em Salvador por 2x1, o time comandado pelo frenético Arturzinho sapecou 3x1 no Vitória do atacante gringo Petkovic num Machadão completamente vermelho e enlouquecido para conquistar a cobiçada Copa do Nordeste de 1998, inserindo de vez o América no rol dos grandes do Nordeste.

Lembro da luta para chegar até o lugar na arquibancada, da torcida invadindo o gramado para comemorar, do atacante Vanderlei, o artilheiro de Deus, só de cueca no campo extremamente constrangido com a então novidade - a presença feminina no gramado. Lembro ainda de como era bela a taça.

Por fim, lembro de César Etcheverry querendo que eu, Janaina e Fernando descêssemos do carro do Corpo de Bombeiros para a carreata/passeata que levaria os jogadores até a Sede Social, o que foi prontamente rebatido pelo doce craque dono da 10 Moura, que bancou a nossa presença naquele momento inesquecível.

Aliás, o trajeto pela Prudente de Morais debaixo de chuva e sem a torcida arredar o pé é coisa que jamais esquecerei. Foi até engraçado observar Vanderlei, Carioca e Paloma tentando paquerar com umas garotas que seguiam num buggy. 

Bora relembrar as escalações daquele jogo inesquecível comandado pelo pernambucano - chato, diga-se de passagem - Wilson de Souza Mendonça.

América: Gabriel, Gilson, Paulo Roberto (André), Lima, Rogerinho (Bruno Lima); Montanha, Carioca, Moura, Biro-Biro; Paulinho Kobayashi, Leonardo (Vanderlei). Técnico: Arthurzinho.

Vitória: Sérgio, Paulo César (Donizete Amorim), Flávio, Fábio Bilica, Esquerdinha; Donizete Oliveira, Preto, Fernando (Evando), Kléber (Alex); Petkovic, Agnaldo. Técnico: Hélio dos Anjos.

Os gols foram marcados por Biro-Biro, Paulinho Kobayashi, Carioca e Flávio.

E a campanha também foi mágica! 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. E o ídolo americano Paulinho Kobayashi foi o artilheiro da competição, com 6 gols.

Fase de grupos - Grupo C
Náutico 0x1 América
Fluminense 1x1 América
América 3x2 Botafogo
América 0x1 Fluminese
Botafogo 3x1 América
América 5x0 Náutico

Segunda fase - Grupo E
ABC 0x4 América
América 3x0 Santa Cruz
América 2x0 Ceará
Ceará 1x2 América
América 2x1 ABC
Santa Cruz 3x1 América

Finais
Vitória 2x1 América
América 3x1 Vitória

Seguem abaixo uma reportagem e a final com cobertura da Rádio Poti. O desafio é assistir a elas sem se emocionar com a festa americana.



Um comentário:

  1. Mesmo sendo bem jovem e não tendo acompanhado de perto esta conquista eu já fico emocionado, o que dirá de quem estava lá presente e acompanhou esta fantastica campanha <3

    ResponderExcluir