segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O poder da segunda-feira

Acho que a segunda-feira é a antítese do domingo. Todo mundo quer que o domingo chegue logo, mas que a segunda-feira passe depressa. Em compensação, o domingo tem um quê de depressão, fim da folga, da alegria... A segunda vai engrenando, engrenando e ninguém pensa mais nela.

A segunda-feira tem um poder: o poder do recomeço. Algo semelhante, mas em menor escala, é claro, ao reveillon. Tudo vai mudar no novo dia, ou no novo ano. As academias de ginástica, por exemplo, tem o seu "prime time" na segunda. Lotadas! Todo mundo jurando que agora a malhação vai. Aliás, a segunda-feira é o dia mundial da dieta. Vamos todos emagrecer na segunda, embora o compromisso normalmente caia lá pela quarta, quinta-feira. Na verdade, a sexta é o dia mundial da falta à academia. E assim vamos levando de "dia mundial" em "dia mundial".

Como eu ia dizendo, há o poder da segunda-feira. Dia dos compromissos inadiáveis: na segunda, eu resolvo! É neste dia também que recobramos a consciência de que nem tudo é festa. É dia da retomada da normalidade. Chega de passar da hora de acordar! Chega de petiscar e bebericar o dia inteiro! É o dia da seriedade, das roupas formais. Dia de recordar com nostalgia a praia, o churrasco, a turma reunida...

Eu gosto da segunda-feira. É que gosto dessa ideia de recomeçar, tentar de novo, buscar o acerto mais uma vez. É o único dia da semana em que as coisas normalmente andam como eu quero. Nos outros, sou mera espectadora dos compromissos extraordinários. Não na segunda! Nesta, normalmente eu decido. E adoro ter o comando das coisas. Quem não gosta?

Mas será que tenho mesmo?

Um comentário: