Verdade seja dita: o esquema tático que Flávio Araújo implantou no América desde o ano passado não teve qualquer alteração. Não é de hoje que um dos alas fica mais preso lá atrás (Ivan González) e outro tende a afunilar as jogadas (Norberto). Reclamar agora que Carlinhos vive no meio e que Ferreira não faz jogada de linha de fundo me faz lançar um desafio: lembrem de apenas um lance em que Norberto foi à linha de fundo na Série C. Ou mesmo Ivan González.
Desde o ano passado, e isso eu sei porque reclamo há muito tempo, esquema de Flávio Araújo transforma seus zagueiros (não o do meio) em alas. O resto embola o meio de campo e algum atacante ou meia abre como ponta, se ele se lembrar de fazer isso.
A grande questão é que muitas coisas mudaram do ano passado para cá. O camisa 10 é o clássico Junior Xuxa e não mais o lépido Mazinho. A zaga, se se livrou da chaga do Fábio Sanchez, recebeu o lentíssimo Edson Rocha (que não vem comprometendo, é verdade, mas está longe de ser o responsável por uma saída de bola que apresente alguma ameaça ao adversário) e perdeu o excelente Rodrigão, que também fazia as vezes de ala direito, já que Norberto/Walber viviam no meio de campo. O verdadeiro substituto de Val (Fabinho) joga na ala direita. E no lugar de Max, agora joga o inofensivo Isac.
Acrescente-se que Mauro e Wanderley ainda estão devendo o bom futebol de outrora. Mais Wanderley do que Mauro. Que Carlinhos não emenda dois passos. Que Ricardo Oliveira aumentou a desorganização no meio de campo, pois nem marcou, nem passou adequamente. Que o time ainda está em fase de preparação/ajuste. Essa bomba lenta e desorganizada ia estourar em algum momento!
E Flávio Araújo agora parece estar perdido diante de tantos problemas. Ontem escalou Mauro como titular. Teve que colocar Márcio Passos de volta, porque Mauro, ainda em preparação, se ofertou várias vezes a uma expulsão. Tirou Wanderley de campo, que ainda está mal, mas ontem estava melhor que Isac, para colocar Soares, quando o jogo pedia dois atacantes velozes. Aliás, Wanderley, que jogou a Série C caindo mais para a direita, agora cai mais para a esquerda por causa de Isac. Isac vale isso tudo mesmo?
Zé Antonio, bom zagueiro, não pode ser o responsável pelos cruzamentos na direita. Já mostrou que isola a bola em quase 90% das vezes. Fabinho não pode ser desperdiçado na ala direita. Deixe ele cair por ali como ponta, Flávio! Tendo alguém atrás dele para ajudar na marcação, o América não ficará tão exposto como tem ficado com a subida de Zé Antonio e Mauro/Márcio Passos. Tira Isac. Se ele se preparar melhor e entrar no decorrer do jogo, terá condições de superar os zagueiros nas disputas de bola, coisa que não fez até agora.
Poderia seguir indefinidamente analisando as falhas, mas vou terminar sugerindo um time mais equilibrado com o que tem disponível. Fabiano; Zé Antonio, Edson Rocha, Márcio Passos (Mauro); Ferreira, Ricardo Baiano, Fabinho, Junior Xuxa, Carlinhos; Wanderley e Soares. Ou até deixar Wanderley sozinho e escalar Wanderson ao lado de Junior Xuxa. A chave é a velocidade, Flávio Araújo! E é preciso abrir o olho para ver quem está melhor agora, sem apego a nomes. Mas se conselho fosse bom, se vendia, né?
Isso mesmo,só seu que Flávio nas substituições está errando mais e tendo pouco resultado positivo.Eu acredito que ele ainda pode e deve mudar seu esquema tático.
ResponderExcluirDisse tudo!O América vem nesse ritmo desde a série C.É o esquema de Flávio que deixe o time preso. Mas, deu resultado ano passado.Vamos esperar um pouquinho mais, já que saíram alguns jogadores e é fase de preparação, para ver se o time responde. Porém não se pode cochilar, pois o campeonato é muito curto.
ResponderExcluirConcordo em tudo,sem acrescentar e sem tirar nenhum comentário!Quando um time não funciona tem que mudar algo,não estou falando de trocar o treinador,mas sim em mudar o esquema,alguns conceitos que ele(Flávio Araújo) tem desde o ano passado!
ResponderExcluir