sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os dez novos mandamentos da vida digital

Não resisti ao ver numa Veja antiga (edição 2.223, 29 de junho de 2011, págs. 108-109) os dez novos mandamentos da vida digital e resolvi compartilhar abaixo:

I - Não ireis, tu e teu parceiro, para a cama cada qual com seu iPhone. (Isso abre a porta para muitos outros. A cama do casal é só dos dois)

II - Não te levantarás da cama, depois do amor, para checar os e-mails. (Ofensa gravíssima, pior do que virar para o lado e dormir, roncando)

III - Só porás no Facebook fotos da festa se todos os fotografados concordarem. (Desgraças assim evitáveis: demissões, separações e amizades rompidas)

IV - Mesmo se todos concordarem, espera até o fim da festa. (Exibicionismo? Carência? Descontrolados devem ficar em casa)

V - Não usarás o iPad como similar de domesticação infantil. (Almoço na casa da vovó é para conversar, brincar e fazer folia, à moda antiga)

VI - Não tuitarás durante o casamento; em especial, o teu próprio. (Todo mundo precisa saber cada segundo da tua vida? Tens certeza?)

VII - Só mostrarás o local das férias uma vez, e discretamente. (Andar pelo resort de notebook aberto, e falando alto, é superadíssimo)

VIII - Não erguerás o iPad como uma barreira à mesa do café da manhã. (Valem para o tablet as mesmas regras aplicadas aos jornais)

IX - Acharás os aplicativos adequados a crianças pequenas. (E ficarás junto delas o tempo todo. Ou preferes que abram aquela galeria de fotos?)

X - Respeitarás um dia de guarda durante o qual ficarás desconectado (Semanal, quinzenal ou mensal: o importante é mostrar autocontrole)

A revista ainda trás a experiência (engraçadíssima, diga-se de passagem) de Caroline Usevicius, de 31 anos, que, "durante um jantar com o marido, a irmã e o cunhado, os dois homens começaram a fotografar os pratos, o restaurante e os vinhos. Depois, jogaram as fotos no Twitter e passaram a falar com os amigos que estavam on-line. 'Fazer piadinha entre eles tornou-se mais importante do que curtir a noite', registra Caroline."

Qualquer semelhança talvez não seja mera coincidência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário