sexta-feira, 30 de abril de 2021

Charadas e intrigas


Uma mulher sem memória e cheia de tatuagens surge numa mala em plena Times Square. Agora cabe ao FBI decifrar a identidade dela e o significado de cada uma dessas tatuagens. Esse é o mote de Ponto Cego.

À medida que a estória avança (são 4 temporadas com mais de 20 episódios cada; eu terminei a primeira e estou começando a segunda), mais detalhes surgem sobre Jane Doe (nome dado a qualquer mulher sem nome nos países de língua inglesa) e suas tatuagens. São muitas viradas, e isso mantém as pessoas que dão "play" no primeiro episódio absolutamente grudadas e viciadas na série.

Nem os muitos clichês, nem as soluções mirabolantes, nem a falta de habilidade dos policiais federais americanos para neutralizar suspeitos sem matá-los, nem mesmo a péssima escolha para o papel masculino principal são capazes de matar o interesse no ótimo enredo. Melhor ainda é saber que esses defeitos vão sendo minimizados com o passar do tempo, pelo menos na 1.ª temporada. 

Com muita ação, muito suspense, muita intriga, Ponto Cego é um acerto para quem quer espantar o tédio.

Manchetes do dia (30/4)

A manchete do bem: Com pandemia sob controle, Portugal sai do estado de emergência e conclui reabertura.

As outras: CPI não vai dar em nada para Bolsonaro, diz senador Ciro Nogueira a empresários e banqueiros, Senado aprova quebra temporária de patentes de imunizantes contra coronavírus e Prefeitura de São Paulo espera terceira onda e já autoriza compra de kit intubação.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/30)

The headline for good: U.S. economy's strong start signals a stellar year.

The others: After a year of loss, South America suffers worst death tolls yet, Diapers, cereal and, yes, toilet paper are going to get more exoensive, and 'They call it social cleansing': Court may force Honduras to better protect trans people.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Manchetes do dia (29/4)

A manchete do bem: Centavos doados na hora da compra chegam a R$ 6 milhões em auxílio a causas.

As outras: MPF identifica quebra de contrato da Covaxin e suspeita de favorecimento da gestão Pazuello, Brasil deve ter menor crescimento entre as dez maiores economias do planeta e Cacique Raoni vai participar de audiência sobre combate à Covid-19 pelos indígenas.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/29)

The headline for good: Senate reinstates Obama-era controls on climate-warning methane.

The others: The embers of a long-smoldering revolution are stoked in France, Brexit trade deal gets a final O.K. from E.U. Parliament, and Fed leaves interest rates unchanged as economy begins to heal.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Manchetes do dia (28/4)

A manchete do bem: CPI recebe em 1.° dia ao menos 173 requerimentos, que miram devassa em Manaus e vacinas.

As outras: 71% acreditam em recuperação da economia só a partir de 2022, aponta CNI, Senado aprova projeto que obriga motorista embriagado a ressarcir SUS por morte e Atraso devido à seca faz safra de cana começar com queda na produção de açúcar e etanol.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/28)

The headline for good: C.D.C. eases outdoor mask guidance for vaccinated Americans.

The others: 'This is a catastrophe.' In India, illness is everywhere, Chair incident was sign of enduring sexism, E.U. leader says, and Daniel Kaminsky, internet security savior, dies at 42.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 27 de abril de 2021

Manchetes do dia (27/4)

A manchete do bem: Pressão contra aumento de plano de saúde na pandemia volta a crescer.

As outras: Bolsonaro ignora Covid em plano orçamentário de 2022, Anvisa aponta pontos críticos e rejeita pedidos de aval à importação da Sputinik e Professores de escola de elite em São Paulo entram em greve.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/27)

The headline for good: As virus rages abroad, Biden promises to ship millions of vaccine doses.

The others: Supreme Court to hear case on carrying guns in public, U.S. population over last decade grew at slowest rate since 1930s, and Biden forms task force to explore ways to help labor.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 26 de abril de 2021

"Vamos avaliar"

O presidente do América Ricardo Valério foi entrevistado hoje pelo assessor de imprensa Canindé Pereira.

(Imagem: Canindé Pereira)

Saída de Fabiano Melo
A princípio nós vamos seguir com o nosso Leandro Sena interinamente, não assumindo o papel de executivo, mas sim de coordenador de futebol, e vai contar com o devido apoio de toda a comissão de futebol. O foco total desta semana é o jogo da quarta-feira e a possível decisão, caso a gente vá para a decisão. E vamos avaliar com muito critério uma possibilidade ou não da vinda de um executivo de futebol a médio prazo, mas a princípio nós vamos dar seguimento ao nosso trabalho com a nossa comissão, Leandro Sena fazendo esse papel interino, e, com toda a certeza, a maior tranquilidade com o nosso elenco para a gente seguir em frente nesta batalha importante que nós teremos neste jogo de quarta-feira e que, se Deus quiser, poderemos ir para a final para a gente tentar a luta para a conquista do 1.° turno.

Contratações
Vamos avaliar essa questão deste 1.° turno. Estamos em permanente avaliação com a nossa comissão técnica e, obviamente após o encerramento do 1.° turno, nós teremos um veredito final a respeito de possíveis novas contratações para o 2.° turno e já se preparando para o acesso da Série C, se Deus quiser.

Top 10 da Netflix

As obras disponíveis na Netflix mais assistidas hoje no Brasil.
  1. Sombra e Ossos (Série, 2021, 14 anos, 8 episódios)
  2. À Espreita do Mal (Filme, 2019, 16 anos, 1h38)
  3. Passageiro Acidental (Filme, 2021, 14 anos, 1h56)
  4. Minions (Filme, 2015, Livre, 1h31)
  5. Amor e Monstros (Filme, 2021, 12 anos, 1h50)
  6. Chiquititas (Série, 2013, Livre, 545 episódios)
  7. Quem Matou Sara? (Série, 2021, 18 anos, 10 episódios)
  8. The Walking Dead (Série, 2010, 16 anos, 10 temporadas)
  9. Um Inverno em Nova York (Filme, 2019, 12 anos, 1h55)
  10. Zero (Série, 2021, 14 anos, 10 episódios)

Manchetes do dia (26/4)

A manchete do bem: Vacinas derrotam coronavírus, mas sucesso depende de restrições, apontam estudos.

As outras: 'Nomadland' é o grande vencedor do Oscar 2021, sem Chadwick Boseman, Justiça trabalhista rastreia celular e redes sociais contra falsos depoimentos em ações e Países iniciam corrida para descarbonização após Cúpula do Clima.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/26)

The headline for good: E.U. set to let vaccinated U.S. tourists visit this summer.

The others: Michigan's Covid wards are fillimg up with younger patients, Fire at Baghdad hospital packed with Covid patients kills at least 82, and Millions are skipping their second doses of Covid vaccines.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 25 de abril de 2021

Luciano Mancha

Com a saída de Fabiano Melo, quem vem logo à cabeça da torcida americana para ser gerente executivo é Luciano Mancha, que esteve no América entre 2019 e 2020. 

Recebi mensagem agora há pouco de um torcedor que entrou em contato com ele. A informação é de que Luciano está morando em Natal atualmente. Ou seja, o América tem a faca e o queijo na mão. Só não corta se não quiser.

Filmaço!



Uma rara conjunção de direção, atores e roteiro em perfeita harmonia. Eis a melhor definição de Os 7 de Chicago, produção da Netflix com pinta de favorita ao Oscar de Melhor Filme mais tarde. 

E é mesmo um filmaço! Os fatos reais são apresentados sem nenhum tom pedagógico, mas nem por isso quem assiste ao filme se perde tentando capturar detalhes e juntar tomé e bebé.

Com atores escolhidos a dedo, somos apresentados ao julgamento de 8 homens por um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã que terminou em confronto com a polícia. 

Tudo que já se viu em filmes americanos de julgamento está lá: sistema pendendo para um lado, jui autoritário, humilhações, reviravoltas, crises de consciência - outras nem tanto. E tudo isso é contado maravilhosamente intercalado com flashbacks e até com flahsforwards (para o futuro).

O filme é tão bom que poderia tranquilamente ter virado uma série e todo mundo iria maratonar para saber o desenrolar da história, mesmo sendo baseado em fatos reais e todo mundo já sabendo o fim da história.

Se não viu, corra para assistir antes da premiação do Oscar. Se ele ganhar, você vai saber que foi muito merecido. Se não ganhar, você vai saber que o filme que o derrotou só pode mesmo ser uma obra prima.

Podcast: Exagero?

O temor de smartphones não seria uma repetição do temor da TV e do rádio?









Listen to "Exagero? - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcast: Vá entender

As últimas do futebol do RN. 









Listen to "Vá entender - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (25/4)

A manchete do bem: CPI da Covid quer investigar CFM e planos de saúde por 'tratamento precoce'.

As outras: Fenômeno dos anos Lula, classe C afunda aos milhões e cai na miséria, Hábitos de ricos na pandemia deixam bilionários ainda mais bilionários e Horta gigante complementa refeição de 800 famílias em favela do Rio na pandemia.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/25)

The headline for good: English soccer announces social media boycott to protest online abuse.

The others: As Covid-19 devastates India, deaths go undercounted, U.S. is under pressure to release vaccine supplies as India faces deadly surge, and In Poland, an L.G.B.T.Q. migration as homophobia deepens.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 24 de abril de 2021

Papai Noel como você nunca viu



Com o Oscar chegando amanhã, aproveitei para repassar os indicados que estavam na minha lista na Netflix. Terminei assistindo a um que ficou esquecido desde o Oscar anterior, Klaus.

Para quem não sabe, Klaus é o "nome" do Papai Noel. Dizem que vem de São Nicolau. Mas isso não importa muito para a estória contado na animação da Netflix. Nela, um playboy recebe como punição do pai montar um posto de correio num lugar bem isolado do mundo.

Nesse lugar, a vida não é nada fácil, especialmente para um carteiro, o que o playboy Jesper descobre desde que põe os pés lá.

Mais do que isso não posso contar porque estragaria a bela surpresa que é o desenrolar dessa estória que deve agradar crianças, mas é certeira no tom leve e ao mesmo profundo para pessoas adultas. 

Chatinho, mas compensa



Sim, Mank, da Netflix, não tem um começo muito promissor. Contado de forma não linear, em preto e branco e com som lembrando o som dos filmes da época de ouro de Hollywood. Para completar, diálogos longos, quase monólogos, com um inglês também da época.

Só que temos Gary Oldman no papel do cara que escreveu o roteiro daquele que é considerado o melhor filme de todos os tempos, Citizen Kane (Cidadão Kane), de 1941, e que precisou lutar para ter o devido crédito por ele. 

O filme melhora muito após uns 40 minutos. Todas as atuações agradam. A trilha é uma delícia para quem gosta de jazz. E ainda há uma discussão política e de consciência que parece retirada dos dias atuais (ah, se todo mundo se ligasse mais nas aulas de História...).

Mank está indicado ao Oscar de melhor filme e de melhor ator (Gary Oldman).

É ela



A intensidade da atuação de Vanessa Kirby em Pieces of a Woman, disponível na Netflix, me fez correr para a internet nos primeiros 20 minutos de reprodução para pesquisar se ela já teve algum filho, tão visceral é sua performance.

Algum crítico da Folha teve a audácia de apontar esse filme como ruim. Ainda bem que faz muito tempo que não me deixo mais influenciar para assistir ou deixar de assistir a algum filme. Para ser mais precisa, desde Cidade dos Anjos, filme com Nicolas Cage e Meg Ryan de décadas atrás, que não levo muito a sério a opinião dos especialistas. 

A estória do luto de uma mãe que perde sua filha logo após um parto em casa e como o resto da família lida com a dor que ela carrega é impactante do primeiro ao último momento.

É drama dos bons, cheio de sutilezas, com alguns momentos bem cruéis, de um assunto que envolve uma família inteira, mas jamai no nível do que ocorre com a mãe enlutada. 

Os detalhes engrandecem o filme, mas, sem sombra de dúvida, a atuação de Vanessa Kirby é impactante, transformando o Oscar de Melhor Atriz num pule de dez, sem que isso seja qualquer desmerecimento às outras indicadas. Pelo contrário.

As 2h07 de duração são uma verdadeira aula de uma atuação visceral absolutamente inesquecível. Definitivamente é ela!

Manchetes do dia (24/4)

A manchete do bem: Livraria da Vila vai abrir novas lojas em SP neste ano.

As outras: Lixo hospitalar atinge litoral do Rio Grande do Norte, Índia bate novo recorde e registra 332 mil novos casos de Covid em um dia e Rejeição cresce e secretaria defende vacina de Oxford.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/24)

The headline for good: J.&.J. vaccine will be available again soon.

The others: Ravaged by Covid, Brazil faces a hunger epidemic, 'Excess deaths' in 2020 surpassed those of 1918 flu pandemic, and Iowa woman admits to hitting children with car because of their ethnicity.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Doação de leite materno

A solidariedade tão importante nos dias atuais também pode partir das mamães que estão amamentando. 

O leite materno desempenha papel fundamental para bebês prematuros e a doação é vital nestes casos, como o da imagem abaixo.


A satisfação de ajudar a quem precisa é contagiante e cria uma corrente de amor. Vamos lá!

Quer doar? Todas as informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (84) 98855-5161 ou pelo Instagram @patpereira_o




Manchetes do dia (23/4)

A manchete do bem: Dois meses após lockdown, Araraquara vê Covid-19 desabar e cria pacto para manter comércio aberto.

As outras: Mais de 16 mil pessoas tomaram doses trocadas de vacina, mostram registros, Ex-chefe da Secom culpa 'incompetência e ineficiência' por atraso em vacina e TCU vê potencial prejuízo em desvio de doação da Covid para programa de Michelle.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/23)

The headline for good: Biden, calling for action, commits U.S. to halving its climate emissions.

The others: Climate change could cut world economy by $23 trillion in 2050, insurance giant warns, Senate resoundingly passes bill to target anti-Asian hate crimes, and Biden will seek tax increase on rich to fund child care and education.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Manchetes do dia (22/4)

A manchete do bem: Convidada por Biden, líder brasileira diz que desmonte de políticas indígenas piorou com Bolsonaro.

As outras: Cai para 14 total de capitais com lotação de UTIs acima de 90%; outras 7 estão com mais de 80%, Pessoas com comorbidade devem apresentar laudo para se vacinar contra a Covid em SP e CGU investiga demissões de comitê de auditoria do BB.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/22)

The headline for good: Justice Dept. opens broad inquiry into Minneapolis Police.

The others: Least vaccinated U.S. counties have something in common: Trump voters, Europe proposes strict rules for artificial intelligence, and Manhattan to stop prosecuting prostitution, part of nationwide shift.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Manchetes do dia (21/4)

A manchete do bem: Em carta a Biden, governadores pedem parcerias com estados contra emergência climática.

As outras: Atrás de renda e sem opção de home office, pobres morrem mais de Covid, Exército destravou recursos públicos para cloroquina dois dias após ordem de Bolsonaro e 'Somos parte do legado de Floyd', diz Kamala após veredito de ex-policial.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/21)

The headline for good: Biden is pushing a climate agenda. Gina McCarthy has to make it stick.

The others: Derek Chauvin verdict brings a rare rebuke of police conduct, A global tipping point for reining in tech has arrived, and President of Chad is killed as soldiers clash with rebels.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 20 de abril de 2021

Hora de solidariedade

Para onde olhamos nesta pandemia, há alguma forma de ajudar alguém. E como há gente precisando de ajuda.

Dá para ajudar um grupo de voluntários que faz comida para moradores de rua. Dá para doar algum item para famílias necessitadas na hora de fazer as compras no supermercado. Dá para mandar dinheiro para alguma instituição de caridade.

Hoje o pedido é singelo: uma rifa de R$ 5 para ajudar um familiar de uma amiga que está em uso de tratamento pulmonar de custo elevadíssimo e que não é coberto por seu plano de saúde. O prêmio do sorteio (a ser realizado em 4/5) é uma cesta especial do Dia das Mães, mas eu asseguro que o retorno é imediato: a satisfação de ajudar a quem precisa.

Os detalhes da história estão nas imagens de reprodução do Instagram abaixo, mas a ajuda é fácil, fácil de implementar: é só fazer um Pix - (84) 99916-2027 - no valor da quantia de rifas que você quer adquirir (cada bilhete custa R$ 5) e depois enviar o comprovante para o mesmo número do Pix - (84) 99916-2027 para a finalização das rifas. Prontinho. Fácil, rápido e com um grande significado.










Manchetes do dia (20/4)

A manchete do bem: Retomada chinesa cria oportunidade para avanço do agro brasileiro na Ásia.

As outras: Sem regra nacional e com pouca vacina de Covid, estados criam distinções entre comorbidades, EUA liberam vacinação contra Covid para maiores de 16 anos e Aos 43, Formiga é a 'craque que ninguém vê' e merecia mais reconhecimento.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/20)

The headline for good: With closing arguments finished, Chauvin's fate is now in jury's hands.

The others: My daughter and I are trapped in  Brazil's tragedy, With universal eligibility, a fifth of seniors remain unvaccinated, and Looted objects from Afghanistan are returned.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Manchetes do dia (19/4)

A manchete do bem: Após 5 meses, público volta aos estádios da Inglaterra com restrições.

As outras: Risco de morrer por Covid é 13 vezes maior do que por violência, Brasileira conta como é viver sem medo da Covid-19 na Nova Zelândia e Madonna defende proibição de armas de fogo nos EUA.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/19)

The headline for good: How the tiny kingdom of Bhutan out-vaccinated most of the world.

The others: Afghan women fear the worst, whether war or peace lies ahead, Russia expels 20 Czech diplomats as tensions escalate, and A Cuba without a Castro? A country steps into the unknown.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 18 de abril de 2021

Teve de tudo

No primeiro clássico de 2021, América 1x0 ABC teve de tudo um pouco, só faltou futebol mesmo. Emoção também passou longe.

Melhor para o América que repetiu o jeito de jogar que mostrou contra o Cruzeiro (ligação direta apostando na velocidade) e foi agraciado com um gol de Wallace Pernambucano logo no início da partida.

Sobre essa ligação direta, o time de Evaristo Piza parece saber explorar a velocidade dos contra-ataques, coisa que há tempos o América não faz.

Quem viu o jogo recebeu uma pelada pior do que América 0x1 Cruzeiro. Só que o América esteve um pouco mais à vontade em campo e soube posicionar seu time melhor do que o ABC para aproveitar o que o nível técnico desperdiçou.

O jogo teve expulsões esquisitas (2 jogadores disputaram a bola e caíram bonitinho com as perninhas entrançadas e o quarto árbitro achou tudo violento), teve zagueiro que virou centroavante e que tentou até gol de bicicleta, teve finalizações e domínios toscos, teve zagueiro dando entrevista afirmando que seu time não quis jogar e reclamando que o adversário também não quis, teve Luan jogando na dele ainda no 1.° tempo, mas faltou futebol... Teve até impedimento de escanteio!

Num campeonato de resultados esquisitos, o time que perdeu do Palmeira e venceu o time que eliminou o Botafogo na Copa do Brasil segue não dependendo apenas de seus resultados. O time que perdeu está na mesma situação, mas tem 2 jogos a mais para tirar a diferença de saldo antes mesmo da última rodada.

No entanto, o que importa mesmo é que qualquer desculpa para demissão do treinador foi postergada. Parabéns para Evaristo Piza que completou 6 rodadas pelo América no torneio local, um feito inegável. Quem acompanha o América sabe.

Podcast: A década de 20

Um olhar revelador sobre os anos 1920 e o que isso significa para os anos 2020.









Listen to "A década de 20 - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcast: O que importa

Fim de semana de coisas relevantes para o futebol.









Listen to "O que importa - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (18/4)

A manchete do bem: Kátia Abreu diz que não vai 'permitir negociata' para blindar Bolsonaro no TCU.

As outras: Renda da classe média no Brasil cai de 20% a 50% na pandemia, Brasileiros são alvo de discriminação na Europa devido a variante do vírus e Defesa diz que Jairinho tem 'padrão de violência contra mulheres e crianças'.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/18)

The headline for good: 100 days without Trump on Twitter: A nation scrolls more calmly.

The others: One way to get people off the streets: buy hotels, Throughout trial over George Floyd's death, killings by police mount, and As covid death toll passes 3 million, a weary world takes stock.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 17 de abril de 2021

Certo ou errado?

Recebi de Silva uma listagem** do que seriam todas as decisões locais envolvendo América e ABC. Ele não tem certeza se os resultados são fidedignos. Como eu também não tenho essa informação, propus a ele publicá-los para eventual correção dentre a galera que acompanha o Só Futebol? Não! e que é antenada nesse tipo de informação.

Seriam 28 jogos decisivos* que entraram para a história do futebol potiguar, sendo estes os resultados desde 1933:

1 - 1933 – ABC campeão
08 de abril de 1934 – América 2x2 ABC
15 de abril de 1934 – ABC 6x4 América

2 - 1946 – América campeão
23 de fevereiro de 1947 – América 5x1 ABC

3 - 1951 – América campeão
23 de dezembro – ABC 1x2 América
30 de dezembro – América 2x0 abc

4 - 1953 – ABC campeão
25 de abril de 1954 – América 2x3 ABC
02 de maio de 1954 – ABC 3x2 América

5 - 1969 – América campeão
09 de novembro – América 0x3 ABC
16 de novembro – ABC 0x0 América
23 de novembro – América 1x0 ABC
30 de novembro – ABC 0x2 América

6 - 1971 – ABC campeão
19 de dezembro – ABC 1x0 América

7 - 1974 – América
11 de dezembro – América 0x0 ABC

8 - 1975 – América campeão
27 de julho – América 3x1 ABC

9 - 1976 – ABC campeão
17 de agosto – ABC 0x0 América

10 - 1977 – América campeão
18 de setembro – América 0x0 ABC

11 - 1978 – ABC campeão
13 de dezembro – ABC 1x1 América

12 - 1979 – América campeão
12 de setembro – ABC 0x0 América
16 de setembro – América 0x0 ABC
Obs: houve uma prorrogação de 30 minutos, que terminou empatada em 0x0; na disputa de tiros livres, o América venceu de 4x2.

13 - 1980 – América campeão
30 de novembro – américa 0x0 abc
Obs: houve uma prorrogação de 30 minutos, que terminou empatada em 0x0; na disputa de tiros livres, o América venceu de 4x2. 

14 - 1983 – ABC campeão
14 de dezembro – ABC 1x1 América

15 - 1989 – América campeão
29 de agosto – América 0x0 ABC

16 - 1991 – América campeão
04 de dezembro – ABC 0x1 América
08 de dezembro – América 1x0 ABC

17 - 1992 – América campeão
17 de dezembro – América 1x1 ABC

18 - 1993 – ABC campeão
26 de agosto – ABC 0x0 América

19 - 1994 – ABC campeão
16 de agosto – América 1x1 ABC
18 de agosto – ABC 3x1 América

20 - 1996 – América campeão
28 de julho – América 1x0 ABC
31 de julho – ABC 0x1 América

21 - 1999 – ABC campeão
27 de junho – ABC 0x0 América
01 de julho – ABC 0x1 América
04 de julho – ABC 1x0 América

22 - 2005 – ABC campeão
22 de maio – América 0x3 ABC
29 de maio – ABC 2x1 América

23 - 2007 – ABC campeão
22 de abril – ABC 1x1 América
29 de abril – América 2x5 ABC

24 - 2012 – América campeão
29 de abril – América 2x1 ABC
06 de maio – ABC 1x2 América

25 - 2015 – América campeão
29 de abril – América 1x1 ABC
02 de maio – ABC 0x1 América

26 - 2016 – ABC campeão
01 de maio – América  3x3 ABC
07 de maio – ABC 4x0 América

27 - 2019 – América campeão
17 de abril – ABC 0x0 América
24 de abril – América 2x1 ABC

28 - 2020 – ABC campeão
07 de setembro - ABC 1x1 América 

Resumo
América - 15 títulos 
ABC - 13 títulos

*Alan fez o pertinente comentário a respeito de o ano passado não ter tido final de campeonato, e sim de turno, o que me levou a trocar "finais" por "jogos decisivos".

**Alan ainda trouxe que a listagem é oriunda de uma postagem de 2012 de Marcos Trindade, que é super antenado com os números do futebol local. Para acessá-la, clique aqui

Vento seletivo

O vento que vira uma única faixa.





Top 10 da Netflix

As obras mais assistidas da Netflix no Brasil hoje.
  1. Amor e Monstros (Filme, 2021, 12 anos, 1h50)
  2. Chiquititas (Série, 2013, Livre, 545 episódios)
  3. The Walking Dead (Série, 2010, 16 anos, 10 temporadas)
  4. Radioactive (Filme, 2019, 14 anos, 1h50)
  5. Upgrade: Atualização (Filme, 2018, 18 anos, 1h40)
  6. Quem Matou Sara? (Série, 2021, 18 anos, 10 episódios)
  7. Esquadrão Trovão (Filme, 2021, 14 anos, 1h47)
  8. As Aventuras de Poliana (Série, 2018, 10 anos, 454 episódios)
  9. Fuja (Filme, 2021, 16 anos, 1h30)
  10. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (Série, 2019, 16 anos, 26 episódios)

Manchetes do dia (17/4)

A manchete do bem: Série do Pantanal em cinzas de Lalo de Almeida para a Folha vence maior prêmio de fotografia do mundo.

As outras: Câncer de Bruno Covas atinge fígado e ossos, mostram exames, OMS diz a governadores que deve mandar 8 milhões de vacinas até fim de maio e CNN Brasil investiga denúncia de racismo contra jornalista Basília Rodrigues.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/17)

The headline for good: Oath keeper pleads guilty and will cooperate in Jan. 6 riot inquiry.

The others: Raúl Castro to step down as head of Cuba's communist party, Covid-19 pushes India's middle class toward poverty, and Gustavo Dudamel, superstar conductor, will lead Paris opera.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Manchetes do dia (16/4)

A manchete do bem: Anitta vence prêmio de 'Melhor Artista Feminina' no Latin America Music Awards.

As outras: Envio errado de frascos faz 46 pessoas receberem vacina contra a Covid, entre elas 28 pessoas, PF confirma troca de chefe que confrontou Salles, e opositores cobram investigação e Governo antecipa calendário de saques do auxílio emergencial.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/16)

The headline for good: Signs of economic hope are growing, some with superlatives.

The others: U.S. imposes stiff sanctions on Russia, blaming it for major hacking operations, Video is released of Chicago Police fatally shooting 13-year-old, and A new 'denim cycle'? After a decade, jeans move from skinny to loose.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Manchetes do dia (15/4)

A manchete do bem: Mulheres representam 72% dos influenciadores brasileiros, mostra estudo.

As outras: Governo faz onda com doses da Pfizer, mas vai faltar ainda mais vacina, Em carta a Biden, Bolsonaro promete acabar com desmatamento ilegal até 2030 e Tribunal de Contas absolve Dilma Rousseff no caso da refinaria de Pasadena.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/15)

The headline for good: With earnings soaring, Wall Street banks see economic boom ahead.

The others: Bernard Madoff, architect of largest Ponzi scheme in history, is dead at 82, In India, a second wave of Covid-19 prompts a new exodus, and 'It's a roller-coaster ride': Global chip shortage is making industries sweat.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Esperado x inesperado

América 0x1 Cruzeiro fizeram um jogo inesperado dentro do esperado. O América achou melhor não pressionar muito e o Cruzeiro, inesperadamente, não soube muito o que fazer com isso. O confronto ficou equilibrado, mas mais próximo de uma pelada do que de um jogo emocionante.

Sobre o América, é nítida a preferência pela ligação direta. Quando o Wallace Pernambucano consegue fazer o pivô, a velocidade de Caxito e Elvinho (que também é muito habilidoso) se encarregam de ameaçar o adversário, ainda que apenas 1 atleta busque o gol.

Quando Wallace erra ou cansa, o América desaparece. Até porque ele não sai de campo nem por 2 coxinhas e 1 coca-cola.

Nessa conversa, Luan, que é um exímio finalizador, assiste ao jogo do banco, vendo chances importantes sendo desperdiçadas por sua equipe. 

Hoje, o Cruzeiro só faltou pedir de joelhos ao América que o eliminasse. Achou o jogo chato e vontade passou longe. Obviamente que tem mais qualidade técnica consegue fazer a diferença se o adversário não consegue aproveitar suas falhas.

E assim tivemos o resultado esperado - Cruzeiro classificado - com um desenrolar completamente inesperado. Eu poderia dizer que são coisas do futebol, mas prefiro dizer que são coisas do América mesmo. 

Dupla na TV

América e ABC têm na noite desta quarta-feira um feito que pode ser dito histórico para o RN. A dupla de Natal estará ao vivo na TV para todo o Brasil no mesmo horário e numa mesma competição.

Às 21h30, a Globo transmite ABC x Botafogo direto do Frasqueirão e a Sportv2 transmite América x Cruzeiro direto da Arena das Dunas. Ambos pela Copa do Brasil, valendo vaga na próxima fase, dinheiro e com o empate levando a pênaltis. Ou seja, como diria Galvão Bueno, é teste para cardíaco.

Vejamos o que será feito de tal momento.

Manchetes do dia (14/4)

A manchete do bem: Arquiteto cria lavatórios para levar água limpa a periferias e evitar Covid-19.

As outras: Coronavírus rouba dois anos da expectativa de vida dos brasileiros, caindo de 77 para 75, Alta dos combustíveis pressiona inflação da classe média em março, mostra Ipea e PGR pede investigação sobre supostos crime e improbidade de presidente do Ibama ao flexibilizar fiscalização de madeira.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/14)

The headline for good: Biden to withdraw all combat troops from Afghanistan by Sept. 11.

The others: Johnson & Johnson's vaccinations paused after rare clotting cases emerge, The only one arrested after a child's rape: the women who helped her, and Hundreds of companies unite to oppose voting limits, but others abstain.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 13 de abril de 2021

Manchetes do dia (13/4)

A manchete do bem: OMS vai entregar ao Brasil 800 mil doses da Pfizer em junho.

As outras: Base de Bolsonaro age para minar CPI, e Supremo busca solução para o Senado, Pouco uso de palavrões por Bolsonaro reforça tese de que ele sabia que áudio seria divulgado e Receita adia para 31 de maio prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/13)

The headline for good: In a bipartisan meeting, Biden makes the case for his infrastructure plan.

The others: Minnesota officer who shot Daunte Wright meant to fire taser, Chief says, Surging virus has Michigan's Democratic governor at loggerheads with Biden, and 'Bond girl' talk and groping: Albany's toxic culture for women.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 12 de abril de 2021

"Focados totalmente neste jogo"

O lateral Peri conversou com o assessor de imprensa do América Canindé Pereira nesta segunda-feira.

América x Cruzeiro
Jogo importantíssimo, jogo que vale muito, principalmente para a saúde do clube. Vale muito para nós, jogadores, também. (...) Pode ser uma vitrine para os jogadores de alto nível e que podem aparecer para alguma outra equipe. (...) Então, foco total. Precisamos estar ligados a todos os detalhes. Sabemos da dificuldade que teremos, mesmo jogando em nossos domínios, mas acreditamos que podemos fazer um bom jogo e, quem sabe, surpreender a equipe do Cruzeiro e conseguir essa classificação. (...) Nós temos que pensar única e exclusivamente no Cruzeiro (...) até para não falar bobagem e evitar algum tipo de polêmica. Sabemos que na próxima quarta-feira temos um jogo muito difícil e precisamos estar focados totalmente neste jogo. 

Bem Sessão da Tarde



Eu nem consigo entender por que Esquadrão Trovão tem censura 14 anos. Talvez por uma ou outra cena um pouco mais violenta. De resto, o filme é o típico padrão Sessão da Tarde.

O enredo é cheio de clichês, apesar de um cuidado um pouco maior em construir a estória das personagens principais. O talento de Melissa McCarthy para comédias é inegável. As cenas compartilhadas com Jason Bateman são disparadamente as melhores.

Há também algumas passagens bem nojentinhas, que desagradam estômagos sensíveis.

A guerra heroínas x vilãos não foge à regra. Nada de procurar lógica aqui. Mas confesso que achei Octavia Spencer uma escolha inapropriada para o que se esperava.

Enfim, é filme para ser assistido sem muita pretensão de lógica, apenas como passatempo mesmo, algo bem típico da Sessão da Tarde de antigamente.

Top 10 da Netflix

As obras da Netflix mais assistidas no Brasil hoje são as seguintes:
  1. Esquadrão Trovão (Filme, 2021, 14 anos, 1h47)
  2. Hacker (Filme, 2015, 14 anos, 2h13)
  3. Fuja (Filme, 2021, 16 anos, 1h30)
  4. Quem Matou Sara? (Série, 2021, 18 anos, 10 episódios)
  5. 47 Ronins (Filme, 2013, 14 anos, 1h59)
  6. Chiquititas (Série, 2013, Livre, 545 episódios)
  7. Até o Céu (Filme, 2021, 14 anos, 2h02)
  8. Shrek (Filme, 2001, Livre, 1h30)
  9. Shrek 2 (Filme, 2004, Livre, 1h33)
  10. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (Série, 2019, 16 anos, 26 episódios)

Foco revelador

Sabem a FNF, aquela que organiza (?) um estadual em plena pandemia sem qualquer previsão lógica de datas e que deixou o filiado Santa Cruz de Natal quase um mês sem jogar e agora o deixará mais 14 dias sem partidas oficiais? Ontem à noite, ela publicou postagem no Twitter que dá bem a medida do que realmente importa para a entidade que deveria cuidar do futebol do RIO GRANDE DO NORTE: 


E você aí se estressando com seu time no RN...


Manchetes do dia (12/4)

A manchete do bem: Artistas assinam petição contra projeto que libera compra e aplicação de vacinas por empresas.

As outras: Mais da metade da população vive em países com ritmo acelerado ou nível alto de Covid-19, Governo gastou R$ 125 milhões em Tamiflu e pagou 33% a mais e Startup desenvolve robô para monitorar Covid-19 em tempo recorde.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/12)

The headline for good: Breonna Taylor show points art museums to a faster track.

The others: Online schools are here to stay, even after the pandemic, Blackout hits Iran nuclear site in what appears to be Israeli sabotage, and More bloodshed in Myanmar as crackdown on coup protests continues.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 11 de abril de 2021

Ao que importa



(Imagens: Canindé Pereira, América)

Competição que vale muito em campo, tanto tecnicamente como financeiramente falando, a Copa do Brasil é o foco do América desde sexta-feira, com a reapresentação do elenco marcada por conversa com o presidente Ricardo Valério.

Segundo o assessor de imprensa do América Canindé Pereira, quem esteve em campo na semana passada em 70% do tempo fez apenas trabalho regenerativo. Os outros já treinaram sob o comando do técnico Evaristo Piza. A exceção ficou para Flávio Boaventura e Murici, que estão em transição.

O fim de semana foi também de treinos para enfrentar o Cruzeiro na Arena das Dunas na próxima quarta-feira às 21h30.

É o que importa.

Podcast: Nada fácil

A Covid-19 no mundo, no Brasil e em Natal.









Listen to "Nada fácil - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcast: Cai quem quer

O futebol e suas mesmas armadilhas.









Listen to "Cai quem quer - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (11/4)

A manchete do bem: ONG monta enfermarias na selva para socorrer comunidades indígenas.

As outras: Pandemia é pandemia, porra!, diz a apresentadora Fernanda Lima, Da peste negra à Covid, culto e missa em crises sanitárias são dilema histórico e Pesquisadores identificam uma possível nova variante do coronavírus em BH.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/11)

The headline for good: New York, finally, taxes the rich.

The others: Rise of variants in Europe shows how dangerous the virus can be, China fines Alibaba $2.8 billion in landmark antitrust case, and After going 'free of L.G.B.T.', a Polish town pays a price.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 10 de abril de 2021

Manchetes do dia (10/4)

A manchete do bem: Ítalo Ferreira supera Medina e vence etapa do Mundial de surfe em Newcastle.

As outras: Mais de 500 mil pessoas que receberam a 1.ª dose da vacina contra a Covid no Brasil não tomaram a 2.ª, Jovens na UTI já são maioria e necessidade de ventilação mecânica bate recorde e Lula pede desculpas 'ao povo italiano' por não ter extraditado Cesare Battisti.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/10)

The headline for good: 'The start of a comeback' in 5 U.S. cities.

The others: Complacency and missteps deepen a Covid-19 crisis in India, Prince Philip, husband of Queen Elizabeth II, is dead at 99, and Caribbean volcano erupts, spewing ash and smoke for miles.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Manchetes do dia (9/4)

A manchete do bem: Currículo Lattes passará a ter nova seção para indicar período de licença-maternidade.

As outras: Orçamento de 2021 ameaça Bolsonaro com mesma pedalada que derrubou Dilma Rousseff, Gastos de estrangeiros caem ao pior patamar em 17 anos e setor de turismo teme isolamento do Brasil e Rússia e Cuba pretendem oficializar turismo de vacina.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/9)

The headline for good: Biden takes initial steps to address gun violence.

The others: Powerful men fall, one after another, in France's delayed #MeToo, As diners return, restaurants face a new hurdle: finding workers, and French Open is delayed a week.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Top 10 da Netflix

Hoje estas são as obras da Netflix mais assistidas no Brasil:
  1. Fuja (Filme, 2021, 16 anos, 1h30)
  2. Quem Matou Sara? (Série, 2021, 18 anos, 10 episódios)
  3. Hacker (Filme, 2015, 14 anos, 2h13)
  4. Chiquititas (Série, 2013, Livre, 545 episódios)
  5. Shrek (Filme, 2001, Livre, 1h30)
  6. Até o Céu (Filme, 2021, 14 anos, 2h02)
  7. Apenas Diga Sim (Filme, 2021, 16 anos, 1h38)
  8. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (Série, 2019, 16 anos, 26 episódios)
  9. A Força da Natureza (Filme, 2020, 16 anos, 1h40)
  10. Shrek 2 (Filme, 2004, Livre, 1h33)

Manchetes do dia (8/4)

A manchete do bem: ONGs, empresas e sociedade se unem contra fome na pandemia.

As outras: Brasil tem mais de mil cidades com problemas no estoque de oxigênio, Anvisa pede alteração em bula da vacina de Oxford para citar coágulo como 'muito raro' e Seara demite funcionário que postou comentário racista contra João Luiz.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/8)

The headline for good: Biden's tax plan aims to raise $2.5 trillion and end-profit shifting.

The others: AstraZeneca vaccine faces new setbacks in U.K. and European Union, A tiny particle's wobble could upend known laws of physics, and $2.1 billion for undocumented workers signals New York's progressive shift.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Manchetes do dia (7/4)

A manchete do bem: Coronavac é efetiva contra variante de Manaus, mostra estudo.

As outras: Bolsonaro ignora 4.000 mortes, ironiza título de genocida e critica medidas restritivas, Hospitais das Forças Armadas reservam vagas para militares e deixam até 85% de leitos ociosos e Brasil deve considerar seriamente fazer lockdown, diz Anthony Fauci.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/7)

The headline for good: Iran and U.S. agree on path back to nuclear deal.

The others: California plans to lift virus restrictions in June if certain benchmarks are met, New York reaches deal on $212 billion budget to jump-start recovery, and Biden moves up vaccine eligibility deadline for all adults to April 19.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 6 de abril de 2021

Tiroteio

No mais novo tiroteio no América entre presidente do Conselho Deliberativo e presidente do clube (perdi as contas de quanto aconteceram nas últimas décadas), o ex-presidente Leonardo Bezerra acabou de publicar no Twitter mensagem de apoio a Ricardo Valério.



Inevitável

Escolher Direito para ser a minha formação foi algo que se encaminhou naturalmente. Desde criança, nunca suportei assistir a qualquer ato de injustiça sem me sentir atingida fortemente, ainda que aquilo não fosse a mim dirigido. O passar dos anos não amenizou o sentimento. Pelo contrário. A experiência me acrescentou muito conhecimento e isso desenvolveu sobremaneira a empatia. 

Como toda pessoa que nasceu e foi criada neste país até o Século XX, eu cresci em ambiente racista, misógino, homofóbico e até xenófobo. É uma piadinha sobre cabelo de pessoas pretas ali, uma piadinha sobre mulher não saber dirigir aqui, outra piadinha sobre o homem afeminado mais adiante, é o jornalismo local que mascara abertamente o sotaque potiguar como se ele fosse defeito...

Eu levaria muito tempo e espaço para listar as coisas ridículas a que somos submetidos diariamente desde priscas eras e ainda assim ficaria muita coisa de fora. 

"Se faz mal, não pode continuar". Bastaria esse entendimento para que todo tipo de preconceito/intolerância acabasse. "Ah, mas antes não havia esse mimimi". Para quem não sabe, "mimimi" é o termo que se usa para a dor que não é sua e para a qual você não demonstra a menor empatia. Racistas nunca sentiram empatia pela dor da discriminação racial. Misóginos nunca sentiram empatia pela dor da discriminação de gênero. Homofóbicos nunca sentiram empatia pela dor da discriminação por orientação sexual. Xenófobos nunca sentiram empatia pela dor da discriminação pelas raízes culturais. Então havia sim mimimi. Só que em nome de aceitação social as pessoas massacradas se submetiam a esses abusos a custa de muito sofrimento interno. Faziam o cálculo de que ser vítima impotente era menos doloroso do que não ter aceitação alguma, ainda que isso lhe custasse a autoestima. 

Porém, sempre houve quem nunca se conformasse. Por que um ser humano é menor do que outro por ter nascido em determinada região, ter determinada cor de pele, pertencer a determinado gênero e/ou viver determinada sexualidade? Nunca fomos tantos os inconformados. E nunca tivemos tanta voz.

Aí o jogo virou. Hoje o "mimimi" é de quem se acostumou com um mundo em priscas eras. Por que não posso fazer piada com a mulher que deveria esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque? Por que não posso rir do cabelo "black power" das pessoas pretas? Por que não posso chamar alguém de viado, bolo fofo, girafa, palito de dente? Por que não posso rir do sotaque alheio?

Ontem, o BBB me enfiou um soco no estômago. Foi duríssimo de dormir após acompanhar o participante João apontar o sofrimento que passou com a piada feita pelo participante Rodolffo a respeito do seu cabelo black power e este simplesmente reforçar sua atitude racista como algo natural e que seria compartilhado com todos que ali estavam. Doeu demais. Para os critérios brasileiros, eu passo muito longe de ser preta, mas isso não me impede de perceber a dor do outro e me sentir mal com ela. A isso se chama empatia. E como ela dói.

O mundo segue seu caminho em busca de evolução. No Brasil, por exemplo, mulher já não é mais propriedade de homens. Gays podem legalmente viver seu amor da mesma forma que o padrão heterossexual, inclusive casando. Pessoas pretas ascendem a outros níveis dentro da sociedade. Descobre-se o valor do regionalismo em detrimento da imposição do padrão até então dominante na cultura nacional. Mas há quem se dedique a defender o direito de impor sofrimento aos outros. 

Pare de se importar com o cabelo, com as roupas e com os gostos dos outros. Pare de se importar com os sotaques e com a sexualidade alheia. A vida é curta para que racistas, misóginos, homofóbicos e xenófobos passem dias, horas, segundos cultivando ódio e impondo sofrimento aos outros e a si próprios (sim, o ódio é uma faca de dois gumes).

Permita o conhecimento. Contagie-se de amor. Cresça em sabedoria. Entenda a grandiosidade que é a diversidade. Como somos belos em nossas diferenças! Dê aos outros nada menos, nada mais do que você quer para você: respeito. Não dê a uma vida diferente da sua o peso de uma obsessão. Ninguém precisa ser infeliz para que a felicidade chegue para você. Muito pelo contrário. 

Estamos no Século XXI. Não perca seu tempo sendo reacionário. Ainda que a passos lentos, a evolução vem. Caudalosa ou de mansinho, ela vem. Assim é a vida. E não há mais como voltar a viver em priscas eras.

Manchetes do dia (6/4)

A manchete do bem: Moçambique anuncia retomada de cidade ocupada por grupo terrorista.

As outras: Meca só irá receber vacinados ou recuperados da Covid em peregrinação no Ramadã, Reino Unido reabre pubs, mas não confirma férias no exterior e Rússia concentra tropas perto da Ucrânia e gera alarme no Ocidente.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/6)

The headline for good: New York State is set to raise taxes on those earning over $1 million.

The others: Biden and Democrats detail plans to raise taxes on multinational firms, Global brands find it hard to untangle themselves from Xinjiang cotton, and 'The most unsafe workplace'? Parliament, Australian women say.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Manchetes do dia (5/4)

A manchete do bem: China doará 150 mil doses de vacina contra o coronavírus para El Salvador.

As outras: Na Polícia Federal não vai passar boiada, diz chefe da PF no Amazonas após crítica de Salles, Teor homofóbico em ataques a Doria e Leite provoca indignação e reações na Justiça e Decretos de flexibilização de armas tiveram tramitação expressa de 32 horas.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (4/5)

The headline for good: Biden effort to combat hunger marks 'a profound change'.

The others: Stanford wins N.C.A.A. women's basketball title for first time in 29 years, For New York City, glimmers of hope and signs of revival, and Performing arts make a cautious return in New York.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 4 de abril de 2021

O maior longa da Marvel



Com 8 episódios com duração variando entre 42-55 minutos, a minissérie Os Defensores que a Marvel preparou especialmente para a Netflix, na verdade, pode ser considerado o maior longa da franquia de Stan Lee.

Toda a estória que envolve Jessica Jones, Luke Cage, Matt Murdock (Demolidor) e Danny Rand (Punhos de Ferro) é desenvolvida com o mesmo esmero dos filmes feitos para o cinema, e ainda conta com pequenos detalhes para satisfazer a quem já acompanha a trajetória de cada um dos super-heróis (para quem acompanha/acompanhou Jessica Jones, esta minissérie está cronologicamente entre a 2.ª  e 3.ª - e última - temporadas) sem decepcionar a quem não é muito familiarizado com algum ou alguns deles.

Destaque para o grande acerto de ter Sigourney Weaver em papel destacado. Ela chuta para longe qualquer clichê que pudesse atrapalhar sua performance e provoca grande empatia por sua personagem, ainda que ela não seja um primor de pessoa.

Alerto para a censura 18 anos, justificada pela qrande quantidade de membros decepados e de sangue espirrando na tela.

Top 10 da Netflix

As obras mais assistidas da semana no Brasil
  1. A Força da Natureza (Filme, 2020, 16 anos, 1h40)
  2. Fuja (Filme, 2021, 16 anos, 1h30)
  3. Até o Céu (Filme, 2021, 14 anos, 2h02)
  4. Quem Matou Sara? (Série, 2021, 18 anos, 10 episódios)
  5. Pedro Coelho (Filme, 2018, Livre, 1h35)
  6. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (Série, 2019, 16 anos, 26 episódios)
  7. Chiquititas (Série, 2013, Livre, 545 episódios)
  8. Agência Secreta de Controle de Magias (Filme, 2021, Livre, 1h45)
  9. Rambo II: A Missão (Filme, 1985, 14 anos, 1h36)
  10. Apenas Diga Sim (Filme, 2021, 16 anos, 1h38)

Podcast: Exercício x mortalidade

Estudo comparou as diferentes combinações de atividade física com os níveis de mortalidade. 









Listen to "Exercício x mortalidade - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.