segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Eleições 2014: governo do RN e presidência

No Rio Grande do Norte, Robinson Faria, atual vice-governador, foi eleito governador com 877.268 votos, ou 54,42% dos votos válidos, contra 734.801 votos, ou 45,58% dos votos válidos, de Henrique Alves, atual presidente da Câmara dos Deputados. Robinson foi ostensivamente apoiado  pelo PT, especialmente pela senadora eleita Fátima Bezerra e por Lula, ex-presidente do Brasil, e discretamente apoiado pela governadora Rosalba Cialirni (DEM), o que lhe garantiu esmagadora margem em Mossoró.

Detalhe é que a coligação que apoia Robinson havia conseguido eleger apenas 6 deputados, mas já hoje recebeu a adesão de Gustavo Carvalho (PROS) e José Adécio (DEM), segundo informações da jornalista Ana Ruth Dantas.

Alguém duvida que até sua posse Robinson já terá garantido o apoio da maioria dos 24 deputados da Assembleia Legislativa do RN?

Por sua vez, a presidente Dilma Roussef foi reeleita com a margem mais apertada desde a redemocratização do Brasil. Ela obteve mais de 54 milhões de votos, ou 51,64% dos votos válidos, contra mais de 51 milhões, ou 48,36% dos votos válidos, do senador Aécio Neves. No RN, a petista obteve mais de 1,2 milhão de votos, ou 69,96% dos votos válidos, contra mais de 500 mil votos, ou 30,04% dos votos válidos, do psdbista. 

Dilma já conta com maioria em ambas as casas do Congresso Nacional, embora um pouco menor no novo mandato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário