terça-feira, 13 de novembro de 2012

10 mandamentos da simplicidade

O texto original faz parte do livro 20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor, de Ricardo Veríssimo, e foi publicado na Tribuna do Norte de 13/11/12. Achei tão enriquecedor para todos os campos da vida, não só nas empresas, que resolvi compartilhar (adaptado) por aqui. Bom proveito!

1.º - O tempo vale ouro - o mundo é cada vez mais veloz e dinâmico, nunca lhe permitindo ter certeza dos problemas e oportunidades que virão. Você pode até ter uma noção, mas nunca certeza. Sendo assim, nunca adie resoluções.

2.º - Foco é tudo - nunca tente abraçar todas as oportunidades de uma só vez. Faça bem cada coisa sendo focado. A facilidade nasce da repetição de movimentos, mas simplicidade vem quando você age como se fosse um instinto, de tão treinado e capacitado.

3.º - Olhe à sua volta - veja sempre as coisas por todos os ângulos possíveis. Coloque-se no lugar dos outros. Tente simular todas as possibilidades. Isso é estratégia.

4.º - Entender é ter atenção - ouça todos os envolvidos até entender necessariamente o ocorrido. Entender não é concordar, contudo, mas tentar enxergar pelo mesmo ângulo que o outro. Atente para os detalhes. As respostas costumam estar nos detalhes.

5.º - Seja conciso - Elabore suas mensagens de forma simples e em poucas palavras. Escreva de forma que qualquer pessoa entenda. Rebuscar demais o português ou usar palavras técnicas em excesso não o fará objetivo.

6.º - Não deixe pontas soltas - Em seu trabalho, documente tudo para que qualquer pessoa que o substitua possa entender e replicar as soluções que você encontrou. Evite deixar perguntas pendentes. Antecipe-se.

7.º - Seja educado, gentil e acessível - trate todos com educação e gentileza. Mantenha a calma e a objetividade nas situações adversas. Seja acessível até para permitir que as pessoas o ajudem.

8.º - Seja melhor - acorde a cada dia pensando em ser melhor do que no dia anterior e em ajudar as pessoas que o cercam a serem também.

9.º - Olhe a previsão do tempo - sempre pense antes se este é o momento certo de colocar algo em prática. Avalie, pesquise e teste.

10.º - Coloque as coisas em seus lugares - se você ocupou um espaço ou usou algo de outrem, devolva ao lugar devido e agradeça. Dê os créditos dos trabalhos aos merecedores e coloque alguém para ocupar o espaço que um dia lhe foi ofertado.

Mantenha a simplicidade e viva melhor!


Um comentário:

  1. Perfeito! Se as pessoas seguissem metade dessas dicas, muitas coisas seriam diferentes.

    ResponderExcluir