segunda-feira, 19 de março de 2012

América 3x2 Corintians: minhas impressões

A contratação de Roberto Fernandes definitivamente fez bem ao América. O treinador pernambucano logo colocou o pingo nos "is" e desde o jogo do Horizonte é possível ver seu dedo no jeito de jogar do Mecão. Ele  acertou a mão na escalação e vem acertando cada vez mais nas substituições. 

No jogo contra o Corintians, ele escalou o melhor América possível: Fabiano, Norberto, Cléber, Edson Rocha, Wanderson; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Júnior Xuxa e Jairo; Wanderley e Soares. Como ocorrera contra o Horizonte, o time mostrou um certo apagão na marcação no início do jogo e o galo seridoense não perdeu a chance e abriu o placar. Algumas almas sujas danaram-se a criticar Edson Rocha, mas qual foi a culpa do zagueiro se ele saiu para cobrir Wanderson (definitivamente não sabe marcar) e ninguém se arrumou no meio da área? O lance nem foi tão rápido, ou seja, os que ficaram atrás bateram cabeça.

Deixando isso de lado, coitado de Eli Soares. Jogador nada discreto (cabelo oxigenado e chuteiras laranjas "mamãe, eu estou aqui"), o lateral corintiano achou de dar tchauzinho para a torcida americana após o gol. Coitado mesmo! Não teve mais paz. Vaiado e xingado de Rita Loira e outros que não posso publicar aqui, ele teve que conviver com os tchauzinhos da torcida para ele com os gols marcados pelo América. A cada vez que pegava na bola ouvia vaias e/ou o irreverente "vai, Lacraia, vai, Lacraia". Uma diversão.

Voltando ao jogo, o gol mexeu com os brios dos jogadores do América. E numa prova de que Roberto Fernandes acertou mesmo a mão, Wanderley marcou logo em seguida e Soares fez um golaço para virar ainda no primeiro tempo. O América que nunca vencia se o adversário abrisse o placar (pelo menos, desde Fortaleza 1x3 América ainda na abertura da Série C), não só virou, como ampliou e dominou a partida. 

Aliás, o domínio americano era tanto que o Corintians se viu obrigado a fazer faltas na linha da área ou bem próximo a ela. Na primeira delas, o galo ficou com um a menos e Wanderson bateu direto quase da linha de fundo para ampliar. Na outra, o mesmo Wanderson foi empurrado dentro da grande área na cara do juiz e do péssimo auxiliar que fica do lado das arquibancadas altas. De nada adiantou. Os dois míopes marcaram fora da área. Míopes mesmo?

O segundo gol do Corintians surgiu de uma falha coletiva, com o time seridoense tocando como queria na grande área, e terminou com a falha de Fabiano, que ficou indeciso ao sair para abafar. Nada que abale o caminho vitorioso que o time de Roberto Fernandes parece determinado a traçar.

Outro ponto positivo foi a não utilização de Isac. Não gostei da entrada de Pingo no lugar de Norberto, que vinha muito bem, mas entendo que o treinador resolveu conhecer aquele jogador quando seu time vencia por 2 gols e ainda tinha um homem a mais. 

Também estreou o jovem Felipe Macena, com a saída de Ricardo Baiano por contusão. Aliás, Soares também saiu por contusão ainda no primeiro tempo. É torcer para que ambos estejam em campo 100% no próximo jogo.

Lúcio ontem demonstrou recursos técnicos ainda não conhecidos, o que dá ainda mais entusiasmo à torcida quanto à temporada americana. E é bom lembrar que só tem jogo do Mecão agora no domingo. É o clássico contra o Abc. Mais que o tabu, uma vitória por 2 gols faz o time de Roberto Fernandes subir mais uma posição na tabela sem precisar de outros resultados. Será que dá?

Um comentário:

  1. Graças a Deus que o América voltou a jogar bonito. Agora é ver se esse tabu cai Domingo. Eu acho que que agora vai.

    ResponderExcluir