Exatamente há 20 anos, na noite meio chuvosa de 4 de junho de 1998, o América empreendia uma façanha de fazer jus à sua alcunha de Orgulho do RN.
Depois de ter perdido o jogo de ida em Salvador por 2x1, o time comandado pelo frenético Arturzinho sapecou 3x1 no Vitória do atacante gringo Petkovic num Machadão completamente vermelho e enlouquecido para conquistar a cobiçada Copa do Nordeste de 1998, inserindo de vez o América no rol dos grandes do Nordeste.
Lembro da luta para chegar até o lugar na arquibancada, da torcida invadindo o gramado para comemorar, do atacante Vanderlei, o artilheiro de Deus, só de cueca no campo extremamente constrangido com a então novidade - a presença feminina no gramado. Lembro ainda de como era bela a taça.
Por fim, lembro de César Etcheverry querendo que eu, Janaina e Fernando descêssemos do carro do Corpo de Bombeiros para a carreata/passeata que levaria os jogadores até a Sede Social, o que foi prontamente rebatido pelo doce craque dono da 10 Moura, que bancou a nossa presença naquele momento inesquecível.
Aliás, o trajeto pela Prudente de Morais debaixo de chuva e sem a torcida arredar o pé é coisa que jamais esquecerei. Foi até engraçado observar Vanderlei, Carioca e Paloma tentando paquerar com umas garotas que seguiam num buggy.
Bora relembrar as escalações daquele jogo inesquecível comandado pelo pernambucano - chato, diga-se de passagem - Wilson de Souza Mendonça.
A manchete do bem: Rádios do interior se reinventam com tecnologia de streaming.
As outras: Após decisão de segunda instância, Justiça manda prender 14 mil pessoas, 'Oito Mulheres' mostra força feminina na Hollywood do MeToo e Portugal aposta em brasileiros para impulsionar universidades.
Bom dia, minha gente!
The headline for good: A sign of 'modern society': more multiracial families in commercials.
The others: Facebook gave device makers deep access to data on users and friends, Good news for women with breast cancer: many don't need chemo and Prices keep rising for drugs treating painful sex in women.
Good morning, everyone!
O zagueiro Jadson deu entrevista ainda na beira do gramado do estádio Frei Epifânio, que foi captada e gentilmente enviada pelo competente Canindé Pereira.
Não fizemos um bom 1.° tempo e acabamos sendo punidos com um lance estranho. Na minha opinião, não foi pênalti. O Negretti nem chegou a encostar nele. No 2.° tempo, voltamos melhor, conseguimos colocar a bola no chão e impor nosso ritmo, mas a bola não entrou. Tem nada perdido. Agora vamos trabalhar para reverter esse resultado, o que é claramente possível, com todo o respeito à equipe do Imperatriz, que é muito bem organizada. Precisamos do nosso torcedor e contamos com eles no domingo na Arena das Dunas.
Se tirar o pênalti Mandrake e o fato do jogo ter sido à tarde, podemos trocar Imperatriz 0x0 América na abertura da Série D por Imperatriz 1x0 América na ida da rodada de 16 sem qualquer troco.
O desempenho das duas equipes e a falta de vontade do América de vencer foram exatamente iguais nas 2 partidas.
Para variar, Cascata não jogou patavina fora de casa. Nem sei por que Ney da Matta resolveu insistir. Pensei que essa lição já estava bem estabelecida. Cascata só joga na Arena. Pelo jeito, essa ficha ainda não caiu.
Não tenho nem o que dizer de uma partida tão tenebrosa. Dois arremedos de time em campo num gramado ruim e com um calor escorchante. Acrescente aí a absoluta falta de vontade de atacar do América fora de casa, característica natural da equipe de Ney da Matta. Para piorar, uma arbitragem fraquíssima, como há muito não se via. Isso já dá uma ideia do pesadelo que foi ver essa partida.
Para completar, Flávio Carioca é aquele atacante que é capaz de escorar uma bola para fora da área, mas nada de girar para o gol. Danilo nunca acerta se o cruzamento deve ser rasteiro ou alto, se deve prender ou passar a bola. Isso para falar apenas na parte ofensiva.
A marcação frouxa - algo esquisito num time que prefere entregar a bola ao adversário - só não selou logo o destino do América nessa Série D porque Fred fez 2 defesaças, fora a ruindade própria do Imperatriz, que perdeu seu melhor atacante logo no início do 2.° tempo.
O resultado é que o América perdeu a invencibilidade na hora H, vai permitir ao adversário jogar do jeito que gosta na partida da volta (nos contra-ataques) e agora Ney da Matta, aliás, Deus tem um abacaxi danado para descascar no próximo domingo.
Vitória do América por 1 gol leva o jogo para os pênaltis. Por 2 ou mais gols, a vaga nas oitavas de final chega direto.
Somente a torcida pode evitar um vexame maior do que o do ano passado. É empurrar essa equipe na marra para a próxima fase. E, para isso, cada grito conta. No domingo, às 16h, lugar de americano(a) é na Arena das Dunas.
Grande motivador para o início deste blog, o tradicional Bolão da Copa do Mundo está de volta.
Diferente de outros bolões, neste é preciso preencher todos os resultados da 1.a fase e escrever quem serão os classificados para as oitavas de final, as quartas de final, as semifinais e a final, além de quem será o grande campeão e quem será o artilheiro do Brasil.
Na 1.a fase, é possível acertar o prognóstico (vitória, empate ou derrota) ou o placar correto. Claro que este último vale mais - o dobro daquele.
Terminada a 1.a fase, nada de placar. O que vale é acertar quem vai passar de fase, quem vai ser campeão e quem vai marcar mais gols com a camisa da Seleção Brasileira.
Cada participante precisa me entregar seu bolão preenchido e pagar R$ 20 até o dia 12 de junho (no dia 13, farei uma viagem curta que pode atrapalhar quem deixar para a última hora). Todos as fichas do Bolão da Copa do Mundo serão escaneados e publicados aqui para acompanhamento diário de todos os participantes.
Também serão publicados os prognósticos de cada participante para os jogos do dia. E ao final da rodada, o ranking de pontuação.
Vence quem fizer mais pontos ao final da Copa do Mundo 2018. Simples, né?
E o prêmio? Todo o dinheiro arrecadado com o Bolão. Ou seja, R$ 20 x o número de participantes.
Quem quiser entrar na diversão pode enviar com tranquilidade o contato (não será publicado!) nos comentários desta postagem para acertarmos os detalhes.