domingo, 2 de julho de 2023

Mistérios dentro e fora

Há tempos eu não via uma produção distópica com muito de ficção científica tão intrigante como Silo, da Apple TV+. Fui tão enfeitiçada que comecei a assistir já com uns 6 ou 7 episódios lançados e maratonei a tempo de pegar o 10.° e último da 1.ª temporada para assistir em dia com o lançamento.


O enredo é sobre uma construção chamada silo em que moram 10 mil pessoas divididas em 144 andares acessíveis somente por escadas. Isso tudo num futuro a 140 anos dos dias atuais (imagina-se) e com uma atmosfera tóxica do lado de fora.

Tudo no silo é cercado de mistério. Ninguém pode ter acesso a tecnologias do passado, como um HD, tidas como relíquias. Ter uma dessas é quase como portar drogas num país fundamentalista. 

A única discordância possível no silo é se dizer que não se quer mais viver lá. A pessoa que faz isso é então preparada com um traje para sobreviver à saída em tempo suficiente para limpar o que podemos chamar de janelas do silo em nome do bem estar de todas as pessoas que lá vivem. 

Vale salientar que ninguém sabe quem cosntruiu o silo nem por quê, apenas se sabe que é mais seguro viver ali dentro.

A série começa com a esposa do xerife, que é jornalista, descobrindo uma relíquia que ela passa a investigar, mas que culmina com o seu pedido para deixar o silo. 

A partir daí, nada mais posso dizer a respeito da estória, cheia de reviravoltas, para não estragar o clímax que é posto no último momento da temporada, e todos os outros que vão se desenrolando antes disso ao longo de cada um dos maravilhosos 10 episódios (iniciais com mais de 1h, depois todos com aproximadamente 45 minutos de duração).

Silo é adaptada de uma série de livros, como tem sido a moda - bem sucedida, diga-se de passagem - na produção dos stremings nos últimos tempos e tem produção executiva da excelente atriz principal Rebecca Ferguson, maravilhosa como a escorregadia e encafifada Juliette Nichols. 

Prepare-se para também se envolver com Silo até o último segundo da temporada de estreia. E já tem ótima notícia: a segunda temporada foi confirmada antes mesmo do fim da primeira, ante o enorme sucesso da série.

Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário