sábado, 22 de julho de 2023

Insistência maléfica

O rebaixamento iminente do América é fruto de uma insistência maléfica inegavelmente.

Primeiro, a insistência no técnico Thiago Carvalho, que nunca deu o menor sinal de que traria qualquer evolução tática ao seu amontoado, que piorava quanto mais tempo tinha para treinar.

Segundo, a insistência com volantes que desfilavam em campo, como Vini Guedes.

Agora, a insistência mais maléfica é a com Luan Salles. Já disse que as duas laterais do América são uma lástima. A esquerda tinha alguma salvação ofensiva (somente) com Luiz Paulo. A direita, coitada...

Luan é um lateral que parece entrar em campo com duas chuteiras de cimento. Por isso não chega à linha de fundo nem marca lá atrás. Em São Bernardo 0x0 América não acertou coisa alguma, tendo conseguido a proeza de cair esticado no chão logo no primeiro lance de ataque do São Bernardo, o que obrigou o goleiraço Bruno Pianissola a empreender mais um de seus milagres. 

Luan prejudica a defesa e ainda acaba com o ataque. A vida de Gustavo Ramos, por exemplo, é fazer a cobertura dele lá atrás mesmo, na defesa, mesmo sendo ele um atacante. Nada de cobrir uma subida de contra-ataque. Gustavo joga boa parte do tempo cumprindo a função de lateral, por trás de Luan, lá atrás, ou ao seu lado, quando ele se arrasta para o meio. 

É claro que uma marmota dessas não pode dar certo, ainda mais não havendo a menor justificativa para a insistência em manter um jogador que só ajuda o adversário. 

Alguém precisa dizer a Dado e a quem mais dê pitaco na escalação na SAF do América que entre Luan e o América é o clube que tem que prevalecer. Não voltar para a Série D é questão seríssima, de honra mesmo. Dar oportunidade a Luan para sua valorização fica para um outro momento.

Se é proibido falar em Allef - é o que parece, já que nunca deveria ter deixado de ser titular como volante ou até como lateral - que seja escalado um zagueiro por ali, ou um meia, ou atacante, ou um gandula, ou um dos goleiros reservas. Tenho certeza de que qualquer um desses trará mais equilíbrio ao time, seja porque marcará melhor, ou pelo menos saberá passar melhor, ou atacar, enfim será melhor em pelo menos um quesito para ajudar o América na enorme ladeira que ele tem para subir nos 5 jogos que faltam.

Existem outras insistências, como a de Rafinha, mas essa o destino já se encarregou de resolver com a suspensão por cartão amarelo.

Resta resolver a de Luan Salles. É isso ou o América vai cair agarrado com ele, como parecia ser o sonho com Thiago Carvalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário