sábado, 16 de julho de 2022

Virada



Desde 2019 eu queria assistir a O Escândalo. Além da temática baseada nos fatos sobre a nojenteza do assédio sexual em ambiente de trabalho, particularmente num império como a Fox News, o filme tem um elenco recheado de talentosíssimas atrizes, como Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie e Kate McKinnon, dentre várias outras.

Ontem, descobri que o filme estava incluído na Amazon Prime sem gasto extra (na Apple TV+, é preciso alugá-lo). Não contei 2 e embarquei em sua 1h49 de socos no estômago.

Eu não conhecia em detalhes a história, mas sabia de algo pelas citações que olhava aqui e ali na imprensa americana. Nunca acompanhei a fundo porque a Fox News é daquele tipo de veículo de comunicação com credibilidade zero, pela busca incessante de relatos com viés quase reacionário, tanto que serviu e serve de plataforma para o surgimento de um extremismo direitista com traços claros de terrorismo, fila muito bem puxada por lá pela dupla Donald Trump e Steve Bannon. Portanto, nada que lhe envolva me interessa.

Mas o relato das apresentadoras e funcionárias do canal são um enorme grito de alerta, virada mesmo, tipo wake up call, para que mulheres não embarquem mais em ideologias que apequenam sua condição humana em nome da aceitação (tóxica) masculina em ambientes de trabalho. No caso da Fox News, essa aceitação envolvia só ter uma carreira se o assédio sexual de seu diretor fosse acatado e nojentamente acobertado, e até mesmo incentivado, inclusive por mulheres tidas como cristãs e conservadoras, embora elas também fossem vítimas do mesmíssimo assédio.

Não vou contar como este filmaço se desenrola, mas é preciso destacar que a tal "punição" terminou com os acusados recebendo muito mais dinheiro do que as vítimas. Punição?

O que fica é que não é mais possível que mulheres silenciem sobre comportamento predatório masculino em nome de religião, política ou seja lá o que mais. Dignidade é algo que todas merecemos e a solidariedade entre nós deve ser reconstruída urgentemente após milênios de sociedades baseadas em dividir as mulheres para enfraquecê-las em sua luta por reconhecimento de igualdade. 

Basta de machismo e misoginia no dia a dia! 

Preparem-se para assistir à realidade em O Escândalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário