quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O grande truque

Dizem que não há mágica. Tudo não passa de truque. Eu já prefiro dizer que a grande mágica está em fazer alguém realizar truques indecifráveis, deixando sua audiência completamente intrigada com a solução de algo aparentemente além da capacidade humana.

Confesso que o que eu vou dizer não é inédito, porém me escapa o pensador original dessa constatação. Mas a humanidade foi capaz de um grande truque, portanto, mágica de verdade, quando da invenção do calendário.

Todos os anos acreditamos no truque do recomeço. Virada de ano, zeramos nossas vidas e tentamos tudo de novo a partir de 1 de janeiro. Isso é ou não é mágica, segundo o meu conceito? Sabemos que o tempo não volta, que a cada dia que passa ficamos inexoravelmente mais velhos, mas e daí? Passamos o mês de dezembro contando as horas para um novo recomeço, que trará tudo de bom que ainda não veio a nossas vidas.

E sempre temos as mesmas resoluções de ano novo: emagrecer, tornar-se um atleta, enriquecer, trocar de emprego, trocar de companheiro(a), enfim, mudar a vida para melhor. Isso tudo por esse grande truque da virada do calendário, que anualmente nos enche de esperança e fé em que "daqui pra frante, tudo vai ser diferente".

Eu me entrego mesmo a esse feitiço da virada do ano. Tenho meus rituais e aguardo ansiosamente o relógio marcar meia-noite ou 0h do dia 01 de janeiro. Também tenho minhas eternas resoluções (emagrecer está sempre na lista), embora a cada ano pelo menos uma coisa deixe a lista como cumprida, o que sempre me deixa com grande esperança de, assim como zeramos o ano, zerar essa lista em breve. Se bem que não zeramos essa lista nunca, porque certamente novos sonhos e aspirações vão fazer parte dela. Afinal, de que vale viver sem a capacidade de sonhar?

Então, lá vamos nós todos presenciar mais uma vez esse grande truque da humanidade e nos encher de esperança e felicidade a cada estouro dos champanhes e dos fogos de artifício.

Feliz 2015! E que essa mágica continue a nos enfeitiçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário