quinta-feira, 23 de maio de 2013

Conselho define futuro

O Conselho Deliberativo do América tem em suas mãos nesta quinta-feira à noite o futuro do clube. Será votada proposta de contrato para utilização da Arena das Dunas durante 5 anos, segundo divulgado por Paulinho Freire em entrevista à Rádio Globo Natal.

Quantos conselheiros são advogados? Ninguém sabe. Os que não são, conforme visto nas redes sociais, criaram um tal complexo da casca de banana, certos que estão de que o contrato com a Oas só trará prejuízos ao América. Já afirmei desde o primeiro contato América-Oas que a minuta apresentada pela empresa era apenas o pontapé para negociações mais aprofundadas, sem a menor necessidade de que conselheiros encarnassem profetas anunciadores do caos do América e transformassem a Oas é uma empresa malévola, talvez até pertencente ao diabo.

Contratos trazem sim vantagens e desvantagens a ambas as partes. Afinal, a cada obrigação corresponde um direito. Compra e venda, por exemplo, um entra com o dinheiro (desvantagem) e recebe um bem (vantagem); o outro entra com o bem (desvantagem) e recebe dinheiro (vantagem). Dá mesmo para ter essa visão de que um é explorado e o outro o terrível explorador?

A negociação entre América e Oas, conduzida por advogados de ambos os lados, trará vantagens e desvantagens a ambos. Mas só será concluída se a balança ficar equilibrada e ambos ficarem satisfeitos em perder algo para ganhar algo. Não há motivo para teorias de fim do mundo. Advogados estudam muito durante 5 anos, sabiam? Aliás, esta é a única profissão que ainda tem que se submeter a um exame (dificílimo) do órgão de classe para seu exercício. Por que "tocar o terror" se os advogados do América, além de muito bem preparados, são conselheiros/torcedores do América e, portanto, querem o melhor para o clube rubro?

Pior é ter que ouvir o fundamentalismo de quem resume a situação do América entre escolher a Arena América ou a Arena das Dunas. Santa inocência, Batman! A Arena América depende de um fator fundamental para abrir suas portas: dinheiro. Não terá capacidade para 10 mil torcedores tão cedo! Ou alguém acha que dinheiro se encontra na esquina? E se o clube chegar à Série A (de onde, aliás, pode tirar bom dinheiro para concluir seu belo estádio)? Vai jogar onde se NENHUM estádio do RN tem capacidade para 20 mil?

Jogar na Arena das Dunas é tirar o América e sua fiel torcida do suplício de rodar por estádios do interior. É abrir as portas para novos patrocínios por devolver ao clube bons públicos por jogar em Natal, o que é fundamental na análise das empresas sobre onde investir. Em Natal, quando esteve muito ruim, como em 2007, o América tinha média de 3.000 torcedores. Hoje tem média de 1.000. Em 2010, em jogo de rebaixamento, colocou 28.000 no Machadão. 

Logo, trazer a torcida de volta é permitir a atração de patrocinadores, o que aumenta as chances de o América formar bons times e voltar à Série A, cujo dinheiro é fundamental para a conclusão de seu estádio, sonho de 100% dos conselheiros, diretores e torcedores.

Então, conselheiros, vocês hoje têm o futuro do América em suas mãos. Permitam que o nosso sonho se torne realidade. Tragam o América de volta à Natal, para o seio de sua torcida, num estádio que já traz marketing por si só por ser de Copa do Mundo e vamos todos juntos em busca da Arena América. Não deixem o cavalo passar selado à nossa porta porque o destino não perdoa os que não aproveitam as oportunidades.

5 comentários:

  1. Raissa sei que vc é muito ligada ao América e o vive como ninguem. Mas o América tem dinheiro pra construir o prometido (com as vendas dos camarotes), a oas vai querer usar o américa sim junto com a destaque pra alavancar esses negocios que as 2 empresas tem, nao seja cega. se podemos contrsuir para 6mil pessoas agora, pra 10 mil é um pulo, ou voce ainda nao acredita na torcida do América?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima. O presidente tem interesse e alguns conselheiros que o cercam também. A Destaque tem negócios com a OAS. Se não tiverem êxito, a OAS pode acabar com o Carnatal, literalmente. Simples assim.

    Dizem que o presidente também representa alguns artistas (até internacional) que poderão fazer shows na Arena das Dunas.

    Os conselheiros têm que ficar atentos e espertos para não caírem no "canto da sereia". O arrependimento mais na frente pode ser o fim de um clube quase centenário. Espero que não.

    Não adianta querer fazer um contrato que possa beneficiar o clube nesta gestão e inviabilizar as próximas gestões. Tem que ser algo que seja muito bom para o clube, parecido como o que foi feito com o Náutico recentemente.

    ResponderExcluir
  3. Excelente e perfeita postagem, Raissa. Esses caras que são contra só podem ser doentes do juízo e como os dois comentários acima mostra, não conseguem raciocinar de forma alguma. Incrível. Acredito que a maioria do CD americano seja de homens inteligentes e quem amem o América. JOGAR NO ARENA DAS DUNAS SIM E JÁ!!!!!
    E outra coisa: queremos que o Arena América seja construído até sua totalidade e não seja uma enrolada para chegar aos 10 mil lugares (daqui a 5 ou 7 anos) e pare por aí.
    E mais: se fosse possível trocar boa parte do nosso patrimônio pela ARENA DAS DUNAS em definitivo, o América teria que aceitar, pois esse seria o grande desejo de sua torcida, de 99% do seu torcedor.
    Ass: Adriano

    ResponderExcluir
  4. Adriano, você é simplismente um lunático, pra nao dizer matuto em respeito ao verdadeiros matutos do nordeste, por querer jogar num estádio por ser novo, aconchegante, etc. se fosse no machadão você nao estaria falando isso. Repense seu comentário e seja a favor do bem para o clube e nao dos seus idolos empresarios.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pelo post. Perfeito.
    Leda

    ResponderExcluir