quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Que critério pode definir que eu sou melhor do que você?

Nunca entendi e não creio que um dia conseguirei entender a intolerância. Como eu posso odiar alguém porque esta pessoa tem algo diferente de mim? Mais do que isso: por que esse ódio é tão devastador que me levaria a agredir - até matar - um ser humano?

As notícias hoje do Bom Dia, Brasil da Rede Globo me fazem questionar a condição humana de alguns seres que habitam nosso planeta, especialmente o nosso país.

Homossexuais agredidos em São Paulo (sim, a capital do desenvolvimento, a maior cidade do país) simplesmente porque são... homossexuais! Um deles chegou a revelar que ouvira do agressor que ele tinha de apanhar mesmo. Por que essas pessoas ficam tão incomodadas com o fato de alguém ter uma característica diferente das suas. Será a teoria do espelho tão propalada pela psicologia? Ainda assim, é inadmissível.

Tenho cabelo longo; você não. Tenho cabelo cacheado; você não. Sou gorda; você não. E daí? São as diferenças que tornam as pessoas e o nosso mundo mais interessantes.

Mais um jovem morto em Minas Gerais porque era... torcedor do Cruzeiro! Agora também é moda espancar e matar alguém que torce por um time diferente do seu. Uma vergonha!

Se eu sou América e você tem o péssimo gosto de não ser, isso não me torna nem melhor, nem pior do que você. Até porque você também deve achar que eu tenho o péssimo gosto de ser americana.

Quem pode apontar um critério que defina que um ser humano é melhor do que o outro?

Somos todos seres humanos: os que amam pessoas do mesmo sexo, os que amam pessoas do sexo oposto, os que amam pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto; os que torcem pelo Cruzeiro, pelo Atlético-MG, pelo Mecão, pelo abc; os que são negros, brancos, misturados, amarelos; os que são gordos, magros, esbeltos, feios, bonitos; os que têm religião e os que não têm.

O sol nasceu para todos. Aceite os seus defeitos. Só assim será fácil admitir que ninguém é melhor do que ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário