Série D é um inferno. Mas o América tem mostrado que em terra de cegos que tem um olho é rei.
Com um trabalho já consolidado em sua TV e enxergando a oportunidade que se abriu com o recorde de audiência na estreia, o presidente Eduardo Rocha marcou um golaço na rodada passada ao permitir que a TV Mecão também realizasse a transmissão da partida jogada em casa. Recorde de audiência de novo.
A iniciativa, que se coaduna com a cartada que o Departamento Comercial empreendeu nas finais do estadual, quando houve recorde de público no estádio e um alcance inimaginável no Brasil e no mundo com a transmissão também realizada pelo Globoesporte.com, cativa um novo público, que já não estaria mesmo no estádio, e aumenta o capital do América em qualquer negociação que envolva sua marca. Afinal, os números crescentes são irrefutáveis e só comprovam o enorme alcance que o clube tem mundo afora.
Tanto é assim, que mesmo com um público considerado bom para a estreia - que só não foi maior pelo susto das enormes filas na entrada da Arena - e sem qualquer anúncio de transmissão, a TV Mecão teve aumento de mais de 10% em visualizações, batendo o seu próprio recorde, estabelecido num jogo fora de casa.
Se a mídia tradicional é fechada para clubes do Nordeste e em especial na Série D, o Mecão vai fortalecendo sua marca mostrando para o mundo inteiro a força de seu nome, a empolgação de sua torcida e, tal qual Midas, transformando o inferno em ouro.
Esse aumento de capital proporcionado pela TV Mecão pode se refletir também no número de sócios a médio e longo prazos, vez que a aproximação de quem está distante de Natal pode render frutos com uma nova modalidade de associação, com preço módico talvez, mas de grande orgulho para quem ostenta aquela carteirinha carregando uma saudade enorme de ver uma partida do Orgulho do RN com as arquibancadas completamente vermelhas, ainda que do outro lado do mundo.
Enfim, desde a queda do América para a Série D, a TV Mecão tem mantido a chama da proximidade com a torcida, mesmo quando o fim da temporada chegou mais cedo. Quando passou a fazer transmissão de jogos, essa proximidade do time com a torcida tornou-se ainda maior. Agora essa captação de audiência em todos os rincões do Brasil e do mundo mostra algo inédito num clube brasileiro na Série D: visão de futuro e investimento em sua marca. Como diz a máxima da propaganda: o que não é visto não é lembrado.
No sábado, quando o América enfrenta o vice-campeão baiano, que mais portões sejam disponibilizados para a torcida americana porque ela já mostrou que vai e que vai gritar o tempo todo. E que a mycujoo prepare seus equipamentos porque, se o América mantiver a visão empreendedora, mais um recorde de audiência será quebrado. Afinal, todo mundo quer ver o Mecão jogar. Todo mundo mesmo.