quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CBF ajustando o rumo

A CBF anunciou agora à tarde a redução das datas dos campeonatos estaduais de futebol masculino em 2026, 2027, 2028 e 2029. Segundo a entidade, de 11 de janeiro a 8 de março, os torneios moribundos terão, no máximo, 11 datas disponíveis. Em 2025, eram 16 datas.

A Série A, por exemplo, já vai começar em 28 de janeiro e segue até 2 de dezembro. Como haverá Copa do Mundo, também está prevista uma pausa na disputa nacional entre 11 de junho e 19 de julho.

A Copa do Brasil, com uma única partida final, ao invés das duas atuais, vai de 18 de fevereiro a 6 de dezembro.

A Copa do Nordeste ficará livre de quem disputa competições da Conmebol e ainda terá aumento de participantes (de 16 para 20), sendo disputada de 25 de março a 7 de junho.

Para nossa tristeza, o que interessa mesmo é a Série D, que vai de 5 de abril a 13 de setembro, com aumento do número de clubes dos atuais 64 para 96!!!

Se um dia voltarmos à C, ela terá 24 clubes em 2027 (caem apenas 2, assim como em 2026) e 28 em 2028 (caem 6). 

Se a CBF não se atentar de colocar os clubes que participam de campeonatos nacionais em fases mais à frente dos falidos estaduais, a tendência será mesmo de nova diminuição de datas para eles mais à frente até sua completa extinção. Viraram torneios inexpressivos (o daqui virou metropolitano, com quase todos os jogos na Arena das Dunas). Quem tem juízo não vai queima pestanas com um torneio que só serve mesmo para dar ritmo de jogo às equipes com voos maiores. 

Eu particularmente defendo que eles virem apenas acesso à Série D, como um pré-campeonato brasileiro para as equipes sem calendário.  Imagine agora que a CBF quer uma competição com 96 participantes! Poderiam até começar bem antes se não dessem tanto prejuízo aos clubes (Cadê os presidentes de federação para viabilizar recursos para uma competição empolgante, hein?). América e ABC e quem mais tivesse no Brasileiro poderiam fazer um torneio de verão (pré-temporada) para decidir o título potiguar e estamos conversados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário