(Imagem de minha autoria)
Feriado é sempre tempo de testar uma receita nova. Acordei no Corpus Christi doidinha para usar de uma forma diferente umas bistecas que havia comprado para um churrasco. Parti para a criação na cara e na coragem e ficou deliciosa.
Ingredientes
- Para preparar as bistecas:
3 bistecas (para a minha necessidade aqui, 4 estariam de bom tamanho, mas o molho comporta umas 6)
2,5 pitadas de sal para cada lado de uma bisteca
1 pitadinha de pimenta do reino para cada bisteca
Um fio de azeite para cada bisteca
Folha de papel alumínio para cobrir a forma
- Para preparar o molho barbecue:
Meia cebola ralada
1 dente de alho macerado
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 refil de 200g de ketchup (dá uma xícara, usei o mais barato que tinha no supermercado)
Meia xícara de água
1 colher (sopa) de molho inglês
1 pitada (usei a ponta de uma colherinha) de pimenta do reino
Meia colher (chá) de sal
Modo de preparo
Tempere as bistecas com o sal, a pimenta e o azeite já na forma que vai levar ao forno. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno em fogo alto por 40 minutos.
Comece a preparar o molho barbecue ralando a cebola direto na panela (usei uma frigideira antiaderente) em que vai fazer o molho. Junte o alho macerado e o azeite e leve ao fogo baixo para refogar até tudo ficar douradinho.
Baixe o fogo e acrescente o açúcar misturando bem até ficar com uma cor bem caramelizada.
Tire do fogo rapidinho para não salpicar muito ao acrescentar os outros ingredientes. Volte a panela para o fogo, misture bem e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.
Após 40 minutos de forno, retire o papel alumínio e vire as bistecas.
Depois de mais 15 minutos (55 minutos no total so forno), vire as bistecas mais uma vez no forno e aguarde novos 15 minutos (1h10 no total).
Desligue o forno, coloque as bistecas numa travessa e despeja boas colheres do molho barbecue sobre elas, reservando o restante do molho para reposição de quem quiser mais. Agora é só comer rezando essa delícia.
P.S.: se sobrar molho, guarde num recipiente de vidro na geladeira. Acho que ele aguenta pelo menos mais uma semana se bem acondicionado (não testei o limite de tempo do molho ainda) e vai muito bem com outros pratos de carne, inclusive sanduíches.