quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Lamentável

O primeiro jogo oficial do América no torneio de pré-temporada foi lamentável desde a transmissão até o futebol (não) visto em campo.

A transmissão da Band começou atrasada, com uma única câmera voltada para o campo, sem conexão com o repórter de campo (o que foi corrigido ainda no 1.° tempo), sem a gente conseguir ouvir os jogadores entrevistados nos intervalos e, pior de tudo, com narração e comentários completamente desconectados do que ocorria.

O jogo trouxe o Santa Cruz claramente dedicado a marcar a qualquer custo. Saltava ao olhos o esforço do time em sempre tentar deixar um marcador na sobra desde a linha central do campo. Se sobrasse um contra-ataque, ótimo, mas o Santa Cruz queria não perder e conseguiu não perder.

O América mostrou muita dificuldade ao encontrar o adversário mais fechado desta pré-temporada. Precisava tocar rápido para conseguir superar a marcação, mas insistia em tentar dominar, levar mais a bola, para só então escolher o que iria fazer. À essa altura, o adversário já havia tomado a bola ou atrapalhado totalmente a jogada.

Renan Bragança, Souza, Norberto e Juliano estão em melhor condição que os demais. Até vi gente reclamando da velocidade de Norberto. Certamente não se lembram da história de Norberto como atleta do Mecão. Ele chegou aqui em 2010 como camisa 10 com Dado Cavalcanti. Nunca foi jogador veloz. Sempre se livrou da marcação com facilidade em poucos toques pela capacidade técnica. Em 2012, virou ala com Flávio Araújo, que enxergou seu potencial de ótima visão de jogo e ótimo cruzamento. Por isso, mesmo abaixo do que podem render, Souza e Norberto foram os nomes do jogo.

O resto... Bem, segue o drama da lateral esquerda, agora com o reserva João Lucas encarnando o lateral direito do ano passado que já entrava cansado em campo e só saiu da equipe titular com o rebaixamento confirmado. 

Marquinhos Santos insistiu com um volante muito recuado sem a menor necessidade diante de um time que só queria marcar. Depois entendeu que o problema era justamente Juliano, que junto a Norberto e Souza tentaram o que de menos medíocre se viu em campo.

Marquinhos ainda achou pouco e meteu mais um volante, deixando em campo duas figuras que não contribuíam muito ofensivamente, como Ferreira e Vinícius Paulista. Por quê? O Santa Cruz só arriscava um contra-ataque aqui e outro acolá.

A única coisa louvável depois das mexidas é que Marcos Ytalo passou a cruzar da intermediária (tinha que fazer isso porque nada funcionava mais à frente) e o lado esquerdo passou a existir para algo com Souza caindo por ali. Aliás, Souza fez tudo em campo, de marcação a cobrança de lateral.

Houve uma boa finalização de Juliano antes da substituição e uma bisonha de Gustavo Custódio que poderia ser a salvação da lavoura para o técnico. 

Os escanteios estavam num padrão abaixo da Série D. As faltas cobradas por Souza também não agradaram.

Mas eu preciso ressaltar que a arbitragem teve um papel determinante para deixar o jogo ainda pior. Tarcísio Flores devia ainda estar em clima de festas de fim de ano, há muito tempo longe do apito e se esqueceu que o futebol é um esporte de contato. Foi absolutamente irritante ver faltinhas ridículas sendo marcadas desde o início do jogo. Ele deveria fazer um intensivo de verão com a arbitragem do futebol feminino para entender o conceito de esporte de contato e de falta numa modalidade assim. Pior é que as faltas de verdade não foram assinaladas, como uma em que um atleta do Santa Cruz deu uma voadora na altura do rosto (passou raspando, graças a Deus!) do atleta do América, e Tarcísio, colado no lance, deu falta para o Santa Cruz!!!

Enfim, foi mais uma abertura de torneio local absolutamente lamentável. 

Para Marquinhos Santos eu já deixo o recado: aqui não importa se o torneio é de pré-temporada e não deu tempo de deixar todo mundo 100%. Com 5-6 rodadas, a porta da rua é a serventia da casa. Estrear com um empate é pecado mortal que já abre a contagem, com SAF ou sem SAF. Que ele fique esperto para enxergar jogo e fazer as trocas necessárias para ver se consegue pelo menos chegar ao Carnaval. Quem avisa amiga é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário