Depois daquele terrível movimento dos caminhoneiros que ajudou a afundar um pouco mais o Brasil, muita gente se perguntou o porquê do país ter tomado lá atrás o ridículo caminho de apostar apenas no transporte rodoviário tendo um território continental. É melhor não responder.
De todo jeito, na edição ainda de 08 de agosto de 2018, a Veja reuniu dados de IBGE, CNT, ABPF, ANTT e Dnit que merecem reflexão.
Em 1970, a malha ferroviária brasileira tinha extensão de 32 mil quilômetros. Em 2017, ela se extendia por 30,5 mil quilômetros. A velocidade média dos trens de carga, que já foi de 60 km/h, passou para 20 km/h.
Apenas o metrô saiu de 0 km para 309 km de extensão no país.
Já quando falamos de rodovias, eram 45 mil quilômetros pavimentados em 1970, e agora em 2017 passamos a 213 mil quilômetros.
Transportes em geral são uma questão premente da modernidade.