Ainda em novembro recebi mensagem de um torcedor do América preocupado com o planejamento do América em geral para 2023, o que incluía o marketing do clube para atrair novas associações, e me perguntando o que eu sabia a respeito. Prometi dar uma fuçada aqui e ali com várias fontes para trazer pelo menos linhas gerais do que se imagina para a próxima temporada, o que faço agora.
Inicialmente, vê-se que já há uma movimentação do clube para aprovar seu orçamento para 2023 ainda em 2022 (21/12), e a melhor demonstração disso é o edital de convocação publicado pelo presidente do Conselho Deliberativo do América José Nunes.
Essa movimentação, por óbvio, inclui o marketing, que já fez muita coisa acontecer numa temporada atribulada como 2022. A ideia é ter um cronograma mais forte para 2023, para que a torcida se associe sabendo o que vem pela frente, mesmo que o finzinho de 2022 tenha trazido - até agora - apenas uma ação mais tímida, embora valorosa e acessível, como a exposição da taça do Campeonato Brasileiro da Série D na Mecão Store. Em outras épocas, dói dizer, ela estaria escondidinha em alguma sala da sede social.
Ressalte-se também que o clube tem realizado peneiras em várias cidades norte-rio-grandenses a cada fim de semana em busca de novos talentos para suas categorias de base, outro ponto louvável.
Apesar desta postagem não incluir o futebol em si, que anda muito bem encaminhado pelas renovações que fez, eu imagino que um ponto forte a influenciar muito em todas as áreas do clube seja o fechamento do elenco com um nome mais chamativo como reforço para alavancar ainda mais os números do programa de associação. A especulação envolvendo alguns atletas aponta para isso.
Não é segredo para ninguém a dificuldade financeira que assola não só o Mecão e que faz com que o presidente Souza tenha que dar nó em pingo d'água para cumprir compromissos assumidos nesta temporada. Nesse aspecto, os números de associação do clube podem dar o pontapé para que ele siga em ascensão na busca de reconquistar o destaque nacional que sempre teve.
Tudo isso me faz pensar que podemos aguardar um América melhor planejado/organizado em todas as áreas na temporada 2023. É quase impossível não ver o reflexo positivo disso dentro de campo no ano que vem.