A volta do futebol sem público nas arquibancadas parece ter acelerado soluções digitais no caso de clubes que já não tinham tanto espaço numa mídia dominada por seus pares de RJ e SP.
Ontem, por exemplo, o Botafogo-PB anunciou a transmissão exclusiva do seu jogo de hoje, às 20h15, no Almeidão, contra o Campinense pelo estadual numa plataforma própria, a Belo Play. Quem é sócio nada paga. Para quem não é sócio, o jogo pode ser adquirido por R$ 19,90.
Já o Bahia, que se destaca em inovações no futebol brasileiro, acabou de lançar o Sócio Digital, que dá acesso a programações exclusivas na TV do clube, além do acompanhamento ao vivo de jogos, treinos e até embarques do time, afora um mundo de programas. O aplicativo do clube, que é a plataforma para acesso, já era utilizado pelos torcedores há bastante tempo, inclusive para acessar transmissões próprias no estilo rádio dos jogos oficiais.
O negócio lá é tão avançado que até a Universidade do Bahia foi lançada, com aulas digitais pelo aplicativo. É um outro mundo mesmo o vislumbrado pelo Bahia.
Aqui no RN o primeiro a falar abertamente no assunto plataforma própria foi o presidente do América Leonardo Bezerra, mas sem maiores detalhes, o que se explica pelo fato do projeto ainda não ter sido lançado oficialmente.
De todo jeito, os clubes nordestinos parecem dispostos a trilhar seu próprio caminho de exposição na mídia digital, que é o futuro na palma da mão. Velhos grilhões podem ser quebrados definitivamente. Torçamos para isso.