Esclareço logo que a lista é de minha autoria elaborada com o intuito de ajudar o América a acertar o rumo para grandes conquistas na véspera de seu centenário.
O primeiro que deveria ficar, sem sombra de dúvida, é o atual presidente Alex Padang. Vitorioso e acostumado ao sucesso, Padang trouxe um novo modelo de gestão ao América, colocando a presidência verdadeiramente próxima à torcida, sem qualquer nível de intermediários (imprensa, etc.). No entanto, para nossa tristeza, ele não pensa em reeleição.
A manutenção de Leandro Sena e Moura é outra condição fundamental. A dupla faz o simples e Sena já mostrou que encara com profissionalismo o novo cargo. Hora de remunerá-los adequadamente como grandes profissionais que são a serviço do Mecão.
Nem preciso falar no restante da comissão técnica (preparadores, etc.). Têm que ficar!
Sobre o elenco, sem maiores discussões, é hora de se agarrar aos titulares em nome de um 2014 mais tranquilo. Andrey, Norberto, Cléber, Edson Rocha, Wanderson, Márcio Passos, Coutinho, Fabinho, Régis, Pimpão e Max valem o sacrifício de bons salários no início do ano. Melhor que partir para soluções mirabolantes que podem ter alto custo no fim.
Do restante do elenco, merecem renovação Sílvio, Dida, Chiquinho-AL, Zé Antonio, Rai (como meia), Ricardo Baiano, Adilson Goiano, Neto, Cascata. Aos outros, salvo se esqueci alguém que esteja há algum tempo sem atuar, é tchau e bênção.
É hora de buscar Bruno, Felipe Macena, Rivaldo, Daivisson e Gláucio como opção. E também de achar outros na base para outras posições.
Onde for possível achar um bom jogador, tipo Lúcio, para ser titular, temos que aproveitar.
E, pelo amor de Deus, risquem das opções jogadores ex-Abc. Já deu.
Em 2014, com o Mecão de volta a Natal, é hora de alçar novos rumos, traçar novas metas, mas sempre de olho nas lições do passado. Por um centenário inesquecível em 2015!